14 janeiro 2015

Confusões de liberdades

Com estes acontecimentos de Paris, de que toda a gente fala, incluindo eu, vamos um pouco a de confusão em confusão.

Liberdade de expressão – muitos dos “neo-Charlies” não serão assim tanto pela liberdade de expressão. Gostaria de saber por onde andavam muito deles quando a caricatura de J. Paulo II com o preservativo no nariz dava direito a petição na Assembleia da República. O que toda a gente estará é contra a acção cometida que, de tão bárbara, é de repudiar independentemente do jornal ter ou não ultrapassado limites de liberdade de expressão.

Liberdade de circulação – quando a polícia me manda parar e me pede a carta de condução e os documentos do automóvel, não está a restringir a minha liberdade de circulação. Está a fazer um controlo supostamente útil. Especialmente se um dia nos roubarem o carro, vamos desejar existirem muitos controlos desses. Um reforço de controlo da circulação de pessoas na Europa não me incomoda. É despropositado presumir constituir uma restrição da liberdade de circulação. Acho muito bem que os suspeitos perigosos vejam a sua facilidade de circulação limitada.

Liberdade de culto – Dizer genericamente islão e muçulmanos são assim ou assado é extraordinariamente redutor. Há um problema “geopolítico” que alimenta o terrorismo; há um problema de integração cultural perigoso de ignorar e há gente integrada que não causa problema nenhum. E este capítulo não cabe todo num parágrafo.

PS: Estou a tentar que este espaço não se torne mono-temático, mas não está fácil. Digamos que será um efeito de ter vivido na Argélia.

Sem comentários: