29 novembro 2014

Quanto vale uma cruz?


O NBAD, um banco de Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, estabeleceu um protocolo com o clube de futebol Real Madrid para usar a imagem deste numa linha de cartões bancários. As imagens acima são extraídas do site do banco.

Olhando com atenção nota-se uma curiosidade. O logotipo do clube está mutilado, desapareceu a pequena cruz do topo da coroa. A monarquia espanhola passou a laica? Não, nada disso, é uma questão de sensibilidades. Cruz - cristãos, Abu Dhabi – muçulmanos! Entende-se? Entende-se mas não se compreende.

A seguir, sempre que for “politicamente” correcto iremos retirar da nossa bandeira os escudos em cruz, símbolo das cinco chagas de cristo? Recordo-me de ver na catedral de Santiago de Compostela, escondidos sob umas flores, os mouros que jazem aos pés da estátua do guerreiro, passando este, assim, de bravo mata-mouros a pacato jardineiro. Vamos também, eventualmente, ter de retirar do nosso escudo os 7 castelos, aparentemente representando conquistas aos mouros, para não ferir susceptibilidades? A que preço/com que custo… !? (Por acaso até já foram pagodes chineses, mas isso foi por outros motivos …).

Sou agnóstico (de raiz cultural cristã), não concordo com os crucifixos nas escolas e em lugares públicos, mas considero que para alterar um símbolo histórico deve existir um valor muito forte e de natureza diferente da de um cheque.

E o CR7 que vá pensando em mudar o seu nome próprio…

Sem comentários: