08 novembro 2014

O Olhar Certo

Passou-me à frente dos olhos uma coisa de coluna social, a propósito do novo aspecto da actriz que representou Bridget Jones. O rosto aparece gasto, sem frescura, aparentemente fruto de tentativas de rejuvenescimento mal sucedidas.

Não conheço os detalhes, nem sinto necessidade de saber o que aconteceu exactamente a Renée Zellweger, mas lembrei-me de algo que ocorre numa certa idade, talvez mais com mulheres do que com homens. Olha-se ao espelho e não se gosta do que se vê. Vem daí uma urgência de decretar uma luta feroz pela linha, contra as marcas. Se um certo cuidado é naturalmente importante e são, a luta contra o tempo está à partida sempre perdida e até pode levar à perdição.

Apetece-me dizer o seguinte: o que torna uma mulher interessante é o olhar. Esse olhar não é sensível a calorias, não melhora nos ginásios, nem piora com a idade. Muito pelo contrário. Um olhar interessante é o que está aberto e virado para o mundo, para o que se viveu e se tem por viver. Não é o olhar fixo no espelho, longe disso.

PS: E concordo com a Keira Knightley, não precisa de fazer nada, está bem assim! :)

Sem comentários: