29 janeiro 2008

Residente ainda virtual e à beira de um ataque de nervos

Quando coloquei o post anterior, pensei que tinha chegado à fase do “ufa, já passou!”. Mas não! Ao fim de todo este tempo ainda continuo um pouco inocente. Vejamos os detalhes desta última etapa com a polícia.

Tive os documentos “todos” disponíveis na quinta feira 17/1 e no dia útil seguinte, sábado 19/1, apresentei-me na esquadra. O oficial que recebia não estava. Mostrei o que tinha a um ajudante que me disse estar “tudo” bem, só faltava um formulário a preencher em três exemplares. No dia seguinte, 20/1, apresentei-me com esse formulário preenchido e o oficial olhou para os documentos e decretou que faltava um “atestado de trabalho” e uma “declaração de residência” e que, com isso, era “tudo”. Já vinha a meio das escadas quando resolvi voltar para trás para perguntar se ainda precisava de ser eu a vir pessoalmente ou se poderia enviar alguém no meu lugar. Não, teria que vir eu e, a propósito, ainda faltava outro formulário que foi desenterrado do meio de um pilha, instavelmente abrigada dentro de um armário. Fiquei contente porque a minha pequena questão final me tinha poupado uma ida em vão!

No dia seguinte, a meio da manhã porque tinha já subentendido que o início da manhã não era viável, apresentei-me de novo com “tudo” mas estavam 3 pessoas esperando para serem atendidas e já se projectavam para a hora do almoço. Disse-me o oficial que não valia a pena esperar mas que, da próxima vez, poderia enviar alguém em meu nome. Estando eu preocupado por expirado o último visto e com a viagem prevista a Portugal para 31/1, ele garantiu-me que ao depositar os documentos, teria de imediato o recibo da entrega que serviria para me deslocar.

No dia seguinte, foi alguém por mim mas o oficial não estava. Finalmente na quarta feira 23, os documentos foram aceites e com boa vontade porque descobriram que ainda faltavam por lá uns carimbos. O recibo foi prometido para Domingo. Domingo e Segunda feira, duas vezes cada dia, ainda não estava pronto. Hoje de manhã também não. Durante a visita da tarde falei com o oficial pelo telefone que me informou haver novos procedimentos, estar gente de férias, ele não poder fazer tudo, etc etc e prometeu-me ter o recibo pronto amanhã “inch allah”, na véspera da minha viagem.

O problema maior é o “inch allah”, que é um pouco do tipo: pode ser que Deus nos ajude porque eu, por mim, pouco posso fazer!

27 janeiro 2008

Residente!



O processo da minha “residência” aqui na Argélia começou em Janeiro do ano passado com recolha de informação sobre o enquadramento legal. A definição estabilizou em Junho e, nessa data, começaram os contactos com as autoridades locais para recolher formulários, preencher, recolher novos formulários, visar, etc. Uma via sacra, felizmente não feita pessoalmente por mim, em que as horas gastas não totalizaram dias mas sim semanas de “trabalho”. O processo culminou com o meu registo na polícia local como residente no passado dia 23 de Janeiro.

Uma das particularidades dentro dos requisitos, para lá das certidões, cópias autenticadas de documentos, certificados médicos, selo fiscal e um monte de formulários, eram as fotografias... na quantidade de 14 (catorze)!

Tirei-as em Junho em Portugal, mas com o consumo entretanto verificado com os vistos intercalares, foi necessária nova fornada cá, conforme a imagem acima documenta. Num estúdio profissional foi usada uma Olympus de 4 Mega Pixel em cima de um tripé que se transformava em “monopé” cada vez que o fotógrafo ajustava o enquadramento e disparava. Se estou torcido foi da confusão de ver a máquina balançar para a esquerda e para a direita, à minha frente, firmemente agarrada pelo artista.

E.. pronto! Foi com esta cara que fiquei aqui registado!

25 janeiro 2008

Regresso às origens ?

Há locais onde o trânsito não é regido por semáforos nem por sinais de trânsito, não há passadeiras para peões nem regras de prioridade claras. Os utilizadores da via pública olham-se, interagem, vêem-se e tomam a iniciativa de entrar num cruzamento, rotunda ou atravessar uma rua.

Eu conhecia um local assim que é aqui em Argel. Um destes dias, num noticiário da France 2, fiquei a saber que existem outros locais assim e na Europa! Nem sequer era no sul do continente, mas sim, como experiência, em algumas cidades holandesas, com outros locais alemães, dinamarqueses e suecos a seguirem com muito interesse o resultado da iniciativa!

De uma forma geral, achavam que o trânsito era mais fluído e mais “convivial”, embora algumas pessoas mais receosas se sentissem um pouco perdidas antes de tomar a iniciativa sem terem a certeza se tinham sido vistas ou não. Parece que o número de acidentes baixou mas não explicaram como se definia as responsabilidades nos casos que ocorriam.

Curioso 1: Um contexto regulamentar idêntico pode significar um caos e um desrespeito completo num meio cultural e social e ser excelente noutro. Atenção, portanto, à importação de modelos e experiências;

Curioso 2 : Alguém uma vez disse que a evolução tem um carácter circular? Eu diria não necessariamente circular mas mais “espiral”... será preciso fazer um desenho?

Curioso 3: Quem já conduziu em Amsterdão durante um dia da semana, no meio daquele enxame de bicicletas, já terá notado que iniciativa no trânsito é coisa que não lhes falta.

20 janeiro 2008

Causas tresmalhadas

A acérrima disputa entre radicais laicos e crentes intransigentes presta-se a equívocos e a posições extremadas, atingindo mesmo a estupidez básica. Será assim difícil entender que:

- Ter um crucifixo na parede de uma sala de aula, como uma referência permanente, impondo-se a todos os alunos, sem opção, desde e mais tenra idade, defendida por uns

- Convidar um padre/bispo/papa/rabi/imâ/mufti para discursar numa escola, apresentando o seu ponto de vista a um audiência madura e esclarecida, atacado por outros

são duas coisas completamente distintas e que não podem entrar no mesmo quadro de argumentação? Não posso acreditar que seja assim complicado de destrinçar para quem tiver sanidade mental e um mínimo de honestidade intelectual...!

18 janeiro 2008

Enxofre vai...

Há uns anos era tradição dizer “água vai” e atirar pela janela fora algo que, para além de água, incluía mais coisas, muitas delas mal cheirosas. Desta vez foi uma empregada da Faculdade de Farmácia de Lisboa que, face ao mau cheiro de um frasquinho, resolveu fazer um “enxofre vai”, infelizmente sem avisar! A tradição já não é o que era...!

Para lá da irresponsabilidade do acto ou, no mínimo, da falta de formação para o trabalho que desempenha, é inaceitável que, com todo o alarido mediático criado em torno do caso, a origem do cheiro não tenha sido tornada pública mais cedo. A empregada diz que não avisou os responsáveis porque estavam todos em reunião? Durante tantas horas? De certeza que mais ninguém estava a par daquele "enxofre vai"?

Para acabar, e mais caricato, foi ouvir o Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Farmácia dizer, no meio de uns longos “oiiiiça!” que, quanto a responsabilizações, é a Reitoria que terá que se pronunciar. Viva a autonomia!! Quando é para receber e gastar as verbas, claro!

16 janeiro 2008

Parabéns a Portugal ?




O desfecho do assunto da localização do novo aeroporto de Lisboa coloca Portugal de parabéns. É extremamente positivo que uma decisão desta relevância tenha sido tomada com uma influência da “sociedade civil” eficaz e admiravelmente integrada e assimilada.

Na opção retida é reconfortante o espaço envolvente disponível. É que um aeroporto não é apenas um sítio aonde as pessoas vão de carro ou de comboio apanhar um avião. Fazendo um paralelo com outro contexto logístico, o do transporte marítimo, hoje um porto é muito mais do que um local de carga e descarga de mercadorias. Viajando entre Antuérpia e Roterdão, encontram-se dezenas de quilómetros de actividades económicas desfrutando da vantagem competitiva de “ter um pé na água”. E, de tal forma, que alguns sectores já dificilmente sobrevivem se não estiverem integrados num porto. A nova fábrica da Renault para veículos de baixo custo que vai para Tanger em Marrocos tinha uma condição inquestionável para a sua localização : Ter um pé na água!

Circulando em volta, por exemplo, do aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, é possível a identificar uma conjunto significativo de empresas ali instaladas de “nariz no ar”. Muito provavelmente veremos em breve toda uma família de actividades que tira vantagens competitivas enormes do facto de estar junto a um grande aeroporto. Por isto, ter em Alcochete esse espaço disponível pode ser muito importante para a criação de riqueza no país.

E, a propósito de promover uma grande infra-estrutura potenciadora do desenvolvimento, voltemos ao campo anterior da água e .... tentemos identificar o que falhou em Sines para não o repetir aqui. Seria catastrófico...!!!

Foto do Airbus A380 extraído do site do fabricante

15 janeiro 2008

Instantâneo

Num instante em vazio apanhei uma coisa que se me atravessou no olhar distraído. E na mão, surpreso, não lhe encontrei objectivo. Virei-a por todos os seus lados, inconsequente e descontraído.

E lancei-a, inquieto, sem ver para onde, sem medir o impacto. Sacudi-a para estar sozinho. E na queda, abandonada, algo mais se estragou. Outras coisas sossegadas em que nem distraído reparo.

Agarrei uma pedra na praia, um sorriso em tempo antigo, uma caneta sem tampa, um sonho parco de sentido.

E larguei, quebrei, a anunciada trapaça, a cansada farsa, para me dizer de te querer, numa intemporal graça, ao pé de mim sem um destino.

13 janeiro 2008

Lixou-se ?



Como já disse aí para atrás, entre os defeitos e qualidades do actual presidente francês, confesso apreciar nele a sua frontalidade. E por essa franqueza pouco habitual e pragmatismo, meia França, incluindo muitos dos que nele votaram, está prontinha para lhe saltar em cima e o crucificar à primeira oportunidade.

E, recentemente, acho que ele se está a pôr de feição e que se encontra a um pequeno passo de sujar a escrita. O meu palpite é que o incansável trabalhador e rigoroso N. Sarkosy vai espalhar-se por uma questão de afectos e romance.

As recentes visitas particulares “super mediáticas” ao Médio Oriente têm ingredientes suficientes para se tornarem indigestas para a opinião pública francesa. Aquela conversa bem informal com o rei da Jordânia, no meio de uma visita privada, teve qualquer coisa que não “cubicou”.

É claro que, a Miterrand, uma filha clandestina escondida e não assumida se “compreende”, assim como se aceitam todas as hipocrisias dos vários “imperadores” desta República desde que não desfaçam a pose majestosa e altiva. Agora, que o presidente em exercício passeie publicamente com uma “copine”, ainda por cima bem bonita, em vez de guardar um lar, doce lar, com uma Bernardette e mantendo em paralelo, "bien sure", os inevitáveis "afaires", isso já não, “jamais!”. Cá para mim, é bem capaz de se espalhar!!!

11 janeiro 2008

Kind of too late, Mr Bush, no?!



É um pouco patético ouvir agora este presidente dos EUA dizer, em visita de puxar brilho a fim de mandato, que quer ver um acordo de paz concluído entre Israel e os palestinianos antes de deixar a Casa Branca.
Sim, é um desejo bonito, mas.... onde estava essa vontade no passado e em especial no seu primeiro mandato, quando ria todo contente e arrogante ao lado de Rumsfeld e Cias, enquanto Colin Powell andava por aqueles lados completamente desapoiado, tentando dar um mínimo de continuidade ao trabalho desenvolvido pela administração Clinton?


Foto do site do “El País”

10 janeiro 2008

Amanhã é dia...



11 de Setembro de 2001 – Nova Iorque, EUA
11 de Abril de 2002 – Djerba, Tunisia
11 de Março de 2004 – Madrid, Espanha
11 de Abril de 2006 – Karachi, Paquistão
11 de Julho de 2006 – Bombain, Índia
11 de Março de 2007 – Casablanca, Marrocos
11 de Abril de 2007 - Argel, Argélia
11 de Julho de 2007 – Lakhdaria, Argélia
11 de Dezembro de 2007 – Argel, Argélia

Para o terrorismo islâmico em geral e para o Al-Qaida em particular, o número 11 parece ter um simbolismo especial, ligado ao dogma da unicidade. O 1 dobrado que também é número primo e por aí fora ...

Já li algures que existe uma passagem do Corão referindo 11 estrelas no céu e que teria servido de inspiração a Bin Laden para escolher a data do 11 de Setembro.

Por tudo isto, os dias “11” começam a ser olhados com alguma apreensão e, por aqui, está-se com alguma expectativa para amanhã, depois do último 11 de Dezembro bastante violento.

Apesar disso irei, como de costume, nadar no clube do Sheraton, que constitui um potencial alvo privilegiado. Há coisas que não devem parar.

Mas, se o passado dia 9 de Janeiro foi o ano novo do calendário islâmico, então nesse calendário religioso amanhã é dia 3 e não 11. Numa linha pura e rigorosa, o dia de risco deverá ser então o 19 de Janeiro, não é? Mas... se a dúvida habitual com o início do ciclo lunar levou a que em Marrocos e noutros locais o ano novo tenha sido apenas hoje, então nesses países a data fatal deverá ser o 20 de Janeiro, não?

Que grande confusão. Assim, vou mesmo nadar mais sossegado...!

08 janeiro 2008

A leste da costa oeste


Uma imagem idêntica à representada acima ocupava a segunda página do último número da “The Economist” que comprei. Recordei-me de ter visto em tempos a proposta inicial da BBDO sobre o “Portugal, Europe West Coast” e de a ter achado bastante interessante. Efectivamente, Portugal não é simplesmente um país do Sul, mas antes um país de charneira e que nem sequer é banhado pelo Mediterrâneo. Trabalhar na definição de uma nova identidade realçando a vertente atlântica desta “ocidental praia lusitana” não é disparate nenhum. Mesmo a proposta de mudar de bandeira não me chocou. Por muito carisma republicano e laico que a actual possa ter ........ aquela opção de colar o verde ao vermelho é uma barbaridade de terceiro mundo. Nenhum país com a responsabilidade histórica do nosso junta assim duas cores fortes.

Agora, gostava de conhecer a opinião dos promotores iniciais da campanha sobre a actual concretização da sua proposta inicial. Vejamos. De certa forma, parece que se está a promover principalmente o fotógrafo. A sua assinatura tem mais destaque do que o nome dos “talentos” nacionais apresentados. Destes, em oito, quatro estão ligados ao desporto. Por muito respeito que eu tenha pelo mesmo é demasiado. Juntando a fadista, já só falta um “F” para regressarmos ao famoso trio do Fátima, Futebol e Fado.

Entre esses “embaixadores” há caras universalmente reconhecidas como Ronaldo e Mourinho mas, por muito bem sucedidos que sejam, não têm dimensão nem estatuto para caracterizar a identidade da “west coast”, com o que isso deveria significar. Poderiam ser complementares mas nunca nucleares. Por outro lado, o que é que diz o nome de Joana Vasconcelos numa página da imprensa internacional? Saramago ou Siza Vieira não têm lugar? E porque não outros ausentes como Pessoa?

A encerrar os oito “talentos”, juntam-se dois cartazes ecologicamente simpáticos sobre energia solar e energia eólica, de novo e sempre “by Nick Knight” e ponto final! A ideia que fica é de que se passou completamente ao lado de uma oportunidade. E, não há nada mais desanimador do que ver uma boa ideia desperdiçada.

06 janeiro 2008

Será ele ?


Há três/quatro anos, de passagem por Chicago, assisti a um debate na televisão com Obama Barak. Salvo erro candidatava-se ao lugar de senador pelo Illinois. Impressionado com o desempenho do homem fiquei a pensar que ele ainda chegaria longe. Ele realmente ganhou essas eleições, então em disputa, e agora nas primárias no Iowa parece mostrar capacidade para ir ainda mais longe....

Ver a Hillary a discursar com o Bill lá atrás, a andar para um lado e para o outro, tipo animal de circo em exibição, não inspira nada de positivo. Só lhe faltava a trela!

Quanto ao Huckabee, do lado republicano, só o consigo associar àquele dentista da série inglesa cómica que passa na 2:
Ixmagem googleada de origem desconhecida

05 janeiro 2008

A capitulação


A anulação do Lisboa Dakar foi uma capitulação triste. É difícil julgar a decisão sem estar a par de tudo o que realmente se sabia sobre o nível de risco presente na Mauritânia. Não é a primeira vez que existem ameaças. Não teria sido possível com um trabalho conjunto e prévio com as autoridades mauritanas garantir um mínimo de segurança aceitável? Este ano o risco era claramente mais elevado do que em edições anteriores? Se foi “unicamente” por uns dias antes da prova terem sido assinados quatro franceses e o GSPC ter feito ameaças, é exagerado. Por essa lógica, nenhum francês ou europeu deveria pôr sequer os pés no Magreb.

Nas circunstâncias actuais, e face à enorme pressão do governo francês, se a organização mantivesse a prova e ocorresse um atentado seria indesculpável. Ou não? Se os terroristas ameaçarem outro evento desportivo ou cultural noutro local do planeta, vamos passar a ser assim conservadores e a recuar sistematicamente?

É verdade que o nível de segurança possível de garantir não é o mesmo em todos os países, mas, hoje o Dakar na Mauritânia, amanhã um hipotético campeonato em Marrocos, em seguida um festival na Tunísia e, aos poucos, esses destruidores de civilização acabarão por prejudicar de uma forma subtil e efectiva uma parte do mundo, numa região que o que menos necessita é de isolamento.

02 janeiro 2008

ASAE e Fumo

Parece que agora a ASAE se transformou numa espécie de odioso inimigo público número um. E está errado! Se há algo mal, será eventualmente a legislação e não quem a fiscaliza. Mal, mal seria se se legislasse e, como se diz no Brasil, “a lei não pegasse”; ou seja não fosse aplicada e nada acontecesse.

A forma como alguns fumadores se consideram vitimas de perseguição não é ridícula mas sim arrogante e insultuosa. A sua “liberdade” vale mais do que a saúde de quem trabalha em restaurantes, cafés e outros locais públicos, até agora permanente envoltos em nuvens de fumo? Sendo indiscutível que fumar prejudica a saúde, será assim tão difícil assumir humildemente que ninguém deveria sequer reivindicar o direito de poder fazer inalar esse fumo nocivo a terceiros, num local público?

O Estado não se inibe de cobrar impostos sobre o tabaco? É imoral ou incoerente? Então, quanto mais não seja, de onde devem vir as verbas para pagar o tratamento das doenças provocadas pelo fumo? De impostos sobre o pão e sobre o leite?!!