16 janeiro 2008

Parabéns a Portugal ?




O desfecho do assunto da localização do novo aeroporto de Lisboa coloca Portugal de parabéns. É extremamente positivo que uma decisão desta relevância tenha sido tomada com uma influência da “sociedade civil” eficaz e admiravelmente integrada e assimilada.

Na opção retida é reconfortante o espaço envolvente disponível. É que um aeroporto não é apenas um sítio aonde as pessoas vão de carro ou de comboio apanhar um avião. Fazendo um paralelo com outro contexto logístico, o do transporte marítimo, hoje um porto é muito mais do que um local de carga e descarga de mercadorias. Viajando entre Antuérpia e Roterdão, encontram-se dezenas de quilómetros de actividades económicas desfrutando da vantagem competitiva de “ter um pé na água”. E, de tal forma, que alguns sectores já dificilmente sobrevivem se não estiverem integrados num porto. A nova fábrica da Renault para veículos de baixo custo que vai para Tanger em Marrocos tinha uma condição inquestionável para a sua localização : Ter um pé na água!

Circulando em volta, por exemplo, do aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, é possível a identificar uma conjunto significativo de empresas ali instaladas de “nariz no ar”. Muito provavelmente veremos em breve toda uma família de actividades que tira vantagens competitivas enormes do facto de estar junto a um grande aeroporto. Por isto, ter em Alcochete esse espaço disponível pode ser muito importante para a criação de riqueza no país.

E, a propósito de promover uma grande infra-estrutura potenciadora do desenvolvimento, voltemos ao campo anterior da água e .... tentemos identificar o que falhou em Sines para não o repetir aqui. Seria catastrófico...!!!

Foto do Airbus A380 extraído do site do fabricante

Sem comentários: