12 junho 2005

Aonde vais Sérgio?

Sérgio Godinho tem uma obra com lugar garantido na história da cultura portuguesa. Poucos como ele dominam, e conseguem pôr em música, a língua portuguesa de forma tão simples e plena. Um “Espalhem a notícia” é simplesmente sublime.

Depois de 5 anos já passados desde o último álbum de inéditos, “Lupa”, e depois de algumas recriações bem conseguidas como “O irmão do meio”, assisti a um espectáculo ao vivo em 11/06/2005 em Vila Real e, infelizmente, com algum desencanto.

Para começar, uma nota negativa para o som que parecia mais de um carrossel de feira do que de um espectáculo musical. Os temas seleccionados eram estranhamente datados. Estavam lá “O Charlatão”, o “Barnabé”, o “Casimiro”, “A paz, o pão, habitação...”, etc. Só faltou mesmo o “tractor tratado com amor…”.

Depois, se é verdade que, uma vez, a “Etelvina” com guitarras eléctricas esgalhadas tem alguma piada, já se pode questionar o interesse de uma “enésima” versão do “Mudemos de assunto”. Às vezes, dá mesmo vontade é de ouvir “O primeiro dia”, “É terça-feira” ou “A noite passada” como eles “são” e não debruados com uma irritante cascata de cordas do Nuno Rafael.

Sérgio Godinho tem um património assinalável. De questionar se, à força de tanto fazer e refazer o mesmo, não o estará a delapidar…

2 comentários:

Anónimo disse...

profissionalismo onde anda? o melhor de sergio godinho é compor musicas e letras e depois fechar a boca e não dar "espectáculos" ;-)

Carlos Sampaio disse...

Mónica, opiniões cada qual tem a sua. No entanto, o meu desencanto é devido a já ter visto vários espectáculos do SG e muito bons. Para além do aspecto técnico não gostei de não ter visto novo reportório nem gostei da forma como foram revisitados temas antigos.