16 setembro 2005

Há quem se preocupe comigo!

Passou-me recentemente pelas mãos o resultado de um inquérito mundial, realizado no final de 2004 por um fórum da indústria e distribuição de bens alimentares. O organismo chama-se CIES e o inquérito abrangeu 65 países. Solicitava-se a responsáveis do sector que, de uma lista de 13 pontos, hierarquizassem os que considerassem mais importantes para o ano seguinte.

Houve um tema que, do lado dos fabricantes, saltou espectacularmente do nono lugar em 2004 para o terceiro em 2005. Bastante acima do 12º e penúltimo lugar para o recrutamento e retenção dos seus recursos humanos. Também acima do nono lugar da segurança alimentar e qualidade dos produtos. O que é então esta estrela ascendente? A preocupação com a saúde e a alimentação dos consumidores. De uma forma simplificada, não querem ser responsabilizados por criarem obesos.

Eu acho isto, o cúmulo! Não é difícil saber o que se tem que fazer em termos de alimentação para evitar a obesidade. Aprende-se nos primeiros anos da escola e não custa nada a assimilar. Quem não quiser ser obeso, não necessita da preocupação paternalista dos fabricantes de produtos alimentares. Nalguns países, USA e UK em especial, os consumidores são, e querem ser, tratados como absolutos diminuídos mentais e irresponsáveis. Veja-se por exemplo as recomendações de segurança nos manuais de utilização de alguns produtos, incluindo automóveis, com inspiração anglo-saxónica. Chega a ser insultuoso à inteligência.

Como pouca manteiga, mas, quando a como, quero-a salgada. Os ovos-moles têm que ser bem doces. Os rojões têm que ter gordura. Assusta-me imaginar que, por altruísta preocupação de terceiros com a minha saúde, passe a só encontrar manteiga insossa, ovos-moles com adoçante ou rojões magros!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois dizes muito bem!
Há que comer os produtos "originais",com o respectivo paladar que lhe deram fama ...mas de uma forma q.b.!
Quem pode afirmar que estes produtos maravilhosos fazem mal?
Não será o excesso que faz mal?!!!

AMP