20 agosto 2014

Estratégia consistente

Quando um movimento de contestação começou na Síria, uns iluminados acharam que era muito interessante fazer cair o regime shiita de Damasco para isolar o Irão e cortar a ligação deste ao Hezbollah no Líbano. Lembram-se das notícias terríveis sobre o malvado El Hassad que era preciso depor urgentemente? Era preciso ajudar a oposição, “legitimada” por ser oposição à ditadura e o golfo e o ocidente não vacilaram. Só que se via logo que aquilo não era gente boa, mas enfim… o importante era fazer cair o regime.

O regime não caiu e a gente boa foi instalar-se onde queria. O seu nome original Estado Islâmico do Iraque e do Levante era claro quanto a intenções. Face às coisas horrorosas, horrendas e aterradores que aqueles combatentes contra a ditadura da Síria fizeram no Iraque foi preciso repensar estratégia: Síria, Iraque, Kurdos, Irão e EUA juntam-se no esforço de os controlar. É obra!

Hoje o mundo, e especialmente os states, acorda horrorizado, algo mais, pela divulgação do filme da decapitação de um jornalista americano…. Se calhar a camara com que o filmaram até foi oferecida pelos EUA… Que bem que discursas Obama!! (mas os amigos do golfo bem te levam)

Sem comentários: