07 setembro 2016

Isto sim, é um golpe

O Gabão é um país na costa ocidental africana, ali logo acima de Angola, relativamente pequeno em população, menos de 2 milhões, e bastante rico em petróleo. Liderado desde 2009 por Ali Bongo, filho do presidente histórico Omar Bongo, ainda recentemente me parecia ser um dos poucos países na zona com alguma visão estratégica e vontade de a implementar, conforme o documento com a capa acima reproduzida expunha com alguma consistência e abrangência.

Houve eleições presidenciais em 27 de agosto passado. Quando faltava apenas escrutinar os votos da província do Alto Ogooué, o candidato da oposição, Jean Ping, tinha um avanço de 60 000 votos sobre o candidato presidente em exercício, Ali Bongo. Ora bem, os resultados dessa província foram uma taxa de participação de 99,93% e mais 95% dos votos a favor de Ali Bongo, que assim recupera e ultrapassa Jean Ping por cerca de 5500 votos.

Entretanto o país está a ferro e fogo, a comunidade internacional apela à calma, esta notícia do Le Monde aqui é de um cinismo “remarquable” e pode-se sempre comparar com esta aqui do Mondeafrique

Sem comentários: