15 outubro 2017

Antes e depois ?


Sócrates e companhia ainda não foram julgados e condenados ou absolvidos, total ou parcialmente, mas a lista e o detalhe do divulgado torna difícil acreditar na candura e inocência do individuo e cia. Aliás, o padrão de vida demonstrado pelo ex-PM era claramente incompatível com os rendimentos visíveis e, como se diz, quem cabritos vende e cabras não tem… O simples facto de um ex-PM viver de largos empréstimos informais, vindos de uma empresa privilegiada pelo Estado quando este era governante, já chega para moralmente caraterizar a situação.

O caráter pornográfico do que lemos, ainda por cima vindo de uma “esquerda” supostamente solidária e pouco amiga do “capital”, é avassalador. Obviamente que a “direita” também terá os seus milhões tresmalhados e, muito provavelmente, se Ricardo Salgado resolver contar tudo o que sabe, poucos se salvarão.

De todas as formas, está aqui em causa algo de concreto que foi investigado e acusado. Obviamente que esta escala não se esgota ao nível individual de Sócrates. Com maior ou menor cumplicidade os restantes responsáveis políticos desse período dificilmente serão estranhos, por ação ou omissão, ao que se passou. Muita gente deve estar, como se diz, que não lhe cabe um feijão…

Ignorando quando e como o processo acaba, fica a esperança. Que, a partir de agora, tenham mais medo e menos descaramento na hora de me/nos roubarem.

PS1: Eu também achava que os anos troika teriam um efeito didático quanto ao Estado gastar, gastar e depois logo se ver, mas enganei-me.

PS2: Eu também achava que toda a gente reconhecia Santana Lopes como mais incompetente e mal preparado PM que tivemos, mas enganei-me.

2 comentários:

jorge neves disse...

O azar foi terem aparecido os Panamá Papers,a Suíça ter passado a colaborar com as policias e ter aparecido uma Procuradora incorruptível, porque senão o esquema dos artistas era á prova de bala. Entretanto o Bes foi-se, a PT idem ,a CGD salvou-se porque os contribuintes pagam. Mas está tudo inocente, é uma cabala com fins políticos. Porreiro Pá.

Carlos Sampaio disse...

Pois… a parte mais assustadora é precisamente haver pessoal a achar que isto é uma cabala política e a proclamar “cadé aos outros” dos submarinos e afins. Como se enquanto não se apanharem todos os ladrões fosse injusto julgar um deles.
De recordar ainda que este senhor já se safou de uma boa, o Freeport.