25 maio 2016

Será que o bloqueio está no local certo?


França está a ferro e fogo com a contestação social à nova lei laboral. Uma das ações mais visíveis e com maior impacto é o bloqueio às refinarias e consequente escassez de combustível nos postos de abastecimento. Para lá da questão se este tipo de “cercos e ferrolhos” se enquadram numa greve, parece-me que eles estão a bloquear os locais errados.

Estando em causa questões e direitos laborais, eles deveriam bloquear antes os portos por onde chegam produtos fabricados em países onde não há direito à greve, onde não existe proteção social dos trabalhadores, sem condições mínimas de higiene e de segurança nos locais de trabalho, etc, etc … As fábricas europeias e o emprego associado estão a regredir pela transferência de produções para esses países, naquilo que se costuma chamar "dumping" social. 


Protestar contra perda de direitos de trabalho individuais quando as empresas perdem mercado para países onde quase não há direitos, é um pouco suicidário, na minha opinião.

Às tantas, aqueles coletes vermelhos vistosos até terão até sido produzidos num local com um custo de trabalho bem inferior ao francês…


Foto do "Le Monde"

Sem comentários: