28 abril 2016

Café para gatos


Foi notícia esta semana a abertura em Lisboa do primeiro café com gatos, “cat coffee” in english, que sempre soa mais fino. Constato que realmente estamos/estávamos muito atrasados. Já há cerca de 10 anos, e na Argélia, eu frequentava um restaurante com gatos, conforme a foto documenta, ali à entrada das ruínas romanas de Tipaza. Está bem que não se chamava “cat resto”, mas que eram gatos, eram…

Apesar de eu gostar de gatos e de felinos em geral, devo dizer por aqueles não tinha muita simpatia. Miavam desalmadamente aos nossos pés quando aparecia o prato de comida na mesa. Por outro lado, reconheça-se, eram úteis e tinham uma função ecologicamente meritória. Entre o fim da refeição e o levantar da louça de mesa, coisa que poderia demorar um bom bocado, iam adiantando a lavagem dos pratos e reduzindo a quantidade de restos a deitar ao lixo. O ambiente agradece.

Se bem entendi, no tal estabelecimento em Lisboa, pode-se comprar uma hora de convívio com os bichos por três euros, com oferta de café, água ou chã. Não haverá aqui nenhuma “exploração” dos animais? Que dirá o PAN? Acredito ainda que gatos que sejam mesmo gatos, não venderão assim a sua simpática companhia a qualquer um/uma, à hora…

Sem comentários: