14 abril 2016

Questões de história


Quando consulto a página de uma empresa, para tentar entender o que ela é, existe para mim um capítulo fundamental, tão ou mais importante do que os produtos, clientes ou indicadores financeiros. Não, não é a missão e visão e essas declarações de intenções mais ou menos coincidentes com a realidade dos factos.

Muito relevante, para mim, é a história. Onde e quando começou e a fazer o quê. Como cresceu, como encolheu, como diversificou, como se especializou. Uma empresa da qual ignoro a história é um objeto pouco identificado.

Será mais importante conhecer o percurso de há umas décadas atrás, com grande probabilidade de os quadros atuais nem sequer terem vivido pessoalmente uma boa parte desse histórico, do que saber para onde quer ir? Eu acho que sim. Acho que o passado e o caminho trilhado, os percalços e os sucessos vividos marcam fortemente a identidade, para o bem e para o mal. Identificam e condicionam o presente, assim como a apetência e a repulsa pelos diferentes caminhos e desafios vindoiros.

O passado tanto pode ser um alicerce em cima de cujo exemplo se constrói o futuro, como um muro que bloqueia a evolução. Se para cada caso, haverá uma devida abordagem, é sempre fundamental conhece-lo… e não apenas para as empresas.

Sem comentários: