23 fevereiro 2016

Os muros de Francisco e Donald


Antes de mais e como introdução clarificadora. Genericamente aprovo a postura e as iniciativas do Papa Francisco e preocupa-me muitíssimo o cenário de um Donald Trump poder vier a ser presidente dos EUA.

Dito isto, achei de uma enorme infelicidade e despropósito o Papa ter declarado o candidato “não cristão” por querer construir um muro entre os EUA e o México.

Em primeiro lugar, muitas outras figuras públicas e poderosas possuem um currículo com atos não cristãos enormes, muito piores do que construir um muro, e efetivamente realizados, não apenas prometidos/ameaçados, sem terem sido assim diretamente repreendidas pelo Vaticano.

Em segundo lugar o Papa devia/poderia ter criticado a natureza da atitude mas não a genuinidade da crença. Seria muito mais correto.

Em terceiro lugar, e falando de muros, só conheço um Estado no Mundo completamente murado. Chama-se Vaticano. Depreendo portanto, que seguindo os preceitos e a definição de cristandade do Papa, esses muros serão derrubados e o espaço aberto de par e par a todos os pobres e desgraçados do mundo….

Sem comentários: