06 fevereiro 2016

O Irão... e os outros

Vi imagens das manifestações organizadas aquando da visita a Paris do presidente do Irão, Rouhani, denunciando as violações dos direitos humanos naquele país e exigindo um reforço da ética nas relações/negócios internacionais franceses.

Por um lado, acho bem. A pressão interna e externa pode ser positiva, promovendo uma abertura do regime iraniano e proporcionando maior qualidade de vida a tantos persas, eles e elas, que bem o merecem. Conforme já referi algures aí para trás, especialmente depois de lá ter dado um salto, a sociedade iraniana tem um nível de desenvolvimento cultural muito para lá do que a imagem tradicional dos “ayatollahs” pressupõe.

Fico é a pensar se não faltarão outras manifestações. Não serão poucos os países desrespeitadores dos direitos humanos ali recebidos tranquilamente com tapete vermelho estendido. Sem sair da zona, olhemos para o grande vizinho da antiga Pérsia, a Arábia Saudita. Corta a cabeça a 47 pessoas num só dia; prende e condena a 1000 chicotadas um blogger, pelo que ele escreveu; condena à morte um poeta por apostasia; tudo em processos pseudo-judiciais bastante deficientes… Quando eles aterram em Paris para se instalarem nos hotéis luxuosos, comprar joias e imobiliário de luxo, negociar fornecimentos de armas… nessa altura não há manifestações? Porquê?


Imagem: Reuters

Sem comentários: