06 janeiro 2016

Já não sou seguido…!?

Na sequência das minhas reflexões e interrogações anteriores, lá fui investigar a origem do delito. Tratava-se da aplicação “maps” do iphone, que eu nem sequer escolhi nem descarreguei, vem no pacote, e que passou a comportar-se assim após uma atualização do sistema operativo.

No lado positivo desta sociedade da informação está a facilidade com que nos podemos informar e rapidamente descobri alguém a dar a receita de como desativar a brincadeira. Depois de descer uns 3 ou 4 níveis de menus, lá encontrei o local onde estavam registados os meus locais frequentes. Uma dúzia deles, onde durmo, onde trabalho, hotéis frequentes, onde almoço, mesmo a cantina afastada cerca de 200 m do gabinete estava tratada separadamente, onde faço compras…. Tudo com data e hora de entrada e de saída!

Aparentemente anulei esta “ajuda”, dado que ele já não se manifesta quando o carro arranca, mas… estará mesmo limpo? Certeza não tenho e nunca irei ter.

Nos primeiros tempos da internet, havia uma opção em que se podia navegar sem o site gravar na nossa máquina o que tínhamos lá feito, gerando os tais “cookies”. Hoje navegar com a opção de bloquear todos os “cookies” é quase impossível e, verdade seja dita, até nos obrigam a dizer que os aceitamos… Retomando as palavras de um amigo mais especialista nisto do que eu:

“O mais preocupante é que os legisladores são uns completos info-brutos. Isto faz com que as ferramentas de controlo legal sejam escassas, ou até inexistentes. Basicamente a recolha de informação é feita descontroladamente e sob uma "capa" de ajuda ao utilizador final.”

Sem comentários: