31 julho 2009

Água não ecológica




Este mundo tem uma capacidade infinita de me surpreender. Num jornal francês que me passa à frente do nariz por acaso leio que algures na Nova Zelândia uma cidade decidiu proibir a água engarrafada. Por motivos ecológicos, para reduzir as emissões de CO2. Porque gasta embalagem, porque o seu transporte tem um impacto ambiental significativo e por aí fora.

A mensagem é: tem sede e é um cidadão ambientalmente correcto? Então vá a torneira! E nem sequer é sensibilização. É proibição! Pelos vistos, muitos ecologistas aplaudem e gostariam de ver a medida alargada ... até ao infinito da idiotice.

Ora bem. Para mim beber água não corresponde apenas a satisfazer uma necessidade elementar. Beber água é muitas vezes um prazer. A água não é toda igual: tem gosto, umas mais ao meu gosto, outras menos.

E, além disso, é bem mais saudável beber água recolhida directamente de uma nascente pura e limpa do que água captada no verdete de uma barragem qualquer e que depois de passar por uns filtros e receber uns aditivos, viaja por uns tubos mais ou menos bons até às nossa torneiras.

Se querem ser fundamentalistas, proíbam antes as porcarias das bebidas doces (in english: soft-drinks). Essas sim, com água da torneira e uns pozinhos conseguiriam ser facilmente produzidas em casa, com menos impacto ecológico e, aposto, muito mais saudáveis!

Se esses toscos não sabem beber água, abstenham-se ao menos de procurar impor essa limitação ao resto do mundo...
Não invejo de quem tem
Carros, parelhas e montes
Só invejo de quem bebe
A água em todas as fontes!

Sem comentários: