25 abril 2007

É difícil haver outra revolução assim...



Não é muito meu estilo marcar as efemérides, mas esta em particular é bastante especial. Já escrevi em anos anteriores o que significa/significou para mim o 25 de Abril e, nesta fase, isso não muda de forma relevante cada ano que passa. Não vale a pena, por isso, estar a repeti-lo sem haver nada de especial a acrescentar.

Hoje, apeteceu-me somente evocar uma imagem, do filme de Maria de Medeiros, “Capitães de Abril”. A do tanque que, num cruzamento, pára no sinal vermelho. Estava a fazer a revolução mas com cuidado para não provocar um acidente e não magoar ninguém.

Já li, não me recordo onde, que está baseado num episódio real. Mesmo que não o seja, é representativo do espírito do dia.

E é difícil haver outra revolução assim... !

2 comentários:

Maria Manuel disse...

Essa cena fez-me sorrir. Esse dia foi assim. Algum terror e excessos vieram depois...

Carlos Sampaio disse...

MM

Para já, e hoje, falo só do dia 25 e não do 26... :)