21 abril 2007

Romanos, antes e depois




Ao contar a história de Portugal a quem não conhece, costumo dizer que a “civilização” chegou a Portugal com os romanos. Tendo eles organizado o território, construindo pontes e traçando estradas, desenvolvido as cidades e deixado a língua e o direito, deixaram-nos uma boa parte do que é “a civilização”.

Talvez venha daí aquela emoção de visitar o Fórum de Roma, sentindo que estamos a pisar as nossas raízes. Talvez por isso a visita de sítios romanos, em geral, seja sempre especial. Há os vestígios romanos e há os outros...! Os romanos são diferentes, mais estruturados, mais expressivos, mais “civilizados”.

Aqui, por estes lados, já tinha visitado, mais do que uma vez, Tipaza, que me encantou. Ontem decidi avançar um pouco mais até o próximo local na costa, Cherchell. A antiga Caesarea foi um dos mais importantes locais romanos do Mediterrâneo. É também curioso que tendo sido, pelas suas condições naturais, um local em que ao longo da história passaram todas as civilizações dominantes do Mediterrâneo, seja referida como “antigo local romano”. Sem dúvida que a marca por eles deixada é suficiente forte para suplantar todas as outras referências!

Ao contrário de Tipaza em que, por acaso ou deferência, a povoação se desenvolveu fora da cidade romana, em Cherchell cresceu em cima. É, aliás, curioso pensar na quantidade de locais em que os habitantes posteriores veneravelmente se afastaram do local romano inicial, portanto rigorosamente bem escolhido e planeado. Seria por respeito? Ou para guardarem a referência que sabiam não conseguir igualar?

Deixo duas fotos “roubadas” com a máquina encostada à barriga e a assobiar para o lado. Uma do museu interessantíssimo em que era proibido fotografar e que não tinha publicações para vender. A outra do recinto das termas em que o movimento circundante não parecia ligar bem com a exibição de uma máquina fotográfica. Compare-se...!

Parece que terá outras coisas interessantes para visitar mas precisarei de ganhar coragem para lá voltar.

1 comentário:

Maria Manuel disse...

Partilho essa admiração emocionada pelas ruínas romanas, mas confesso que outras visitas me têm surpreendido e encantado mais do que a própria visita do Fórum em Roma. Aí, por se tratar da capital do Império Romano do ocidente, esperamos muito, mas talvez por essa mesma razão, o muito que há aparece muito fragmentado, destruído…
O “desvio” das populações posteriores para locais marginais das antigas cidades romanas teve muitas vezes que ver com causas naturais, sobretudo ligadas com a água, mas com certeza não em todos os casos. Para a memória futura é uma sorte quando tal aconteceu.
Que contraste entre as duas fotografias e que pena o abandono e desfeiamento das termas!