05 abril 2007

Eu acho que o meu banco me engana









Talvez seja apenas um palpite, mas cada vez mais tenho a sensação que o meu banco me engana. Primeiro comecei por ver os seus anúncios, em letras gordas, oferecendo 0% de “spread” no crédito à habitação. É evidente que sendo, teoricamente, este indicador proporcional à margem bruta e tendo o banco que ganhar dinheiro, aquele “nulo” tem que trazer agarrados outros trocos para ser viável. O “zero” é só para atrair os distraídos. Mas, como no contrato que lá tenho pago bastante mais do que zero, fico com a impressão de que estou a ser mal tratado...

A seguir passei a ver em letras também gordas 10% de remuneração fixa para depósitos a prazo e outras aplicações garantidas. Claro que isto também não é possível. O banco pode estar muito centrado nos clientes mas não a ponto de ter margens negativas. Oferecerão 10% sim, mas para apenas uma parte do valor ou do período. Fazendo as contas globais, é óbvio que resulta muito, muito menos do que 10%. Não poderia ser doutra forma. Mais uma vez, é um anúncio para distraídos.

É indiscutível que neste mundo não dá jeito nenhum estar distraído, mas estas estratégias comerciais dos bancos começam a estar perigosamente próximas das dos vendedores de cobertores das feiras: “não paga um, não paga dois, paga só ....não sabe o que paga! ”

Sem comentários: