08 junho 2015

O dinheiro, ai o dinheiro…

O futebol a nível mundial mobiliza milhares de milhões de espetadores. É um valor gigantesco para promoção tanto de produtos e serviços como de países em busca de notoriedade. Por outro lado, muitos há que não conseguem ver circular milhões à frente do seu nariz sem caírem na tentação de aproveitar alguns para benefício próprio. Dinheiro é dinheiro e quando é mesmo muito parece tudo poder comprar, a menos que…

Deserção de patrocínios? Enquanto o futebol continuar popular como atualmente, dificilmente faltarão patrocinadores. Pode a Europa, num assomo de dignidade, boicotar os campeonatos polémicos? Seria bonito, mas mesmo no momento mais alto da recente tormenta, o Sr Platini da UEFA apelava à demissão de Blatter e, em Zurique, o presidente da federação francesa votava em… Blatter! Aparentemente a teia é tão forte que só mesmo a justiça a pode quebrar. Saudemos pois os EUA que, apesar de atores recentes nesta arena, tiveram o mérito lançar as ações judiciais que estão a abalar a FIFA.

Há ainda os milhões das contratações de jogadores e treinadores, de difícil justificação. Quando não se vislumbra uma razão plausível, o mais certo é existirem outras, camufladas, e essas razões escondidas provavelmente também terão algum interesse para a justiça. Será necessário esperar que o fenómeno chegue aos EUA para ser investigado a sério?

Eu gostaria de viver num mundo que não se resuma a “o dinheiro, ai o dinheiro … “

Sem comentários: