04 junho 2015

Sporting – gente séria?

Sou de Sporting porque o meu pai era, mas nunca vi um jogo inteiro do clube ao vivo. Uma vez assisti a metade quando praticava atletismo no Espinho e no final do treino nos deixaram ver o resto de uma partida, que lá se disputava. As suas vitórias e derrotas não contribuem muito para a minha felicidade, nem nunca me vi em discussões acaloradas sobre estes assuntos.

Tenho alguns anticorpos contra o FCP. Não gosto aquele discurso do “somos os maiores, perdemos quando somos roubados”. Um pouco de humildade e respeito pelo mérito dos outros, quando devido, nunca fica mal. Já sem falar das saladas de frutas.

Tenho alguns anticorpos contra o SLB. Muito especialmente desde que Vale e Azevedo declarou que os contratos existiam para serem rasgados e o pessoal aplaudiu entusiasmado. Também, de certa forma o SLB representa o espírito nacional, no seu pior: “Já fomos grandes! Havemos de reencontrar as glórias passadas!”. O que fazer para lá chegar é que pode ser um pormenor secundário.

Costumo dizer, meio a brincar, que o Sporting é um clube de gente séria. É de realçar que foi da sua escola que saíram a grande maioria das vedetas nacionais que pisam/pisaram os relvados mundiais. No passado recente, a opção pela contenção dos custos e a recuperação de resultados conseguida nesse contexto é um excelente exemplo do caminho que o futebol deveria tomar.

Esta notícia de hoje, da contratação de Jorge Jesus, que irá para receber uns milhões “financiados” sabe-se lá de onde... não me agrada. Sem discutir ou especular sobre o potencial de sucesso ou insucesso, preferia ver o Sporting manter o caminho anterior.

Sem comentários: