23 fevereiro 2007

A linha do Tua



Terão passado já cerca de 30 anos mas permanece-me na memória como uma das mais marcantes viagens de comboio que jamais realizei. Apanhamos o comboio normal da linha do Douro até ao Tua e daí até Mirandela mudamos para um com carruagens históricas de madeira. Os compartimentos da primeira classe, luxuosos no seu estilo, estavam forrados a veludo verde. Nos topos das carruagens havia plataformas abertas unicamente com uma pequena protecção baixa. Acredito que hoje essas plataformas seriam absolutamente interditas mas, atravessar aquela paisagem assombrosa com umas pequenas incursões à plataforma, ficou-me gravado para sempre.

O regresso foi feito muito mais rapidamente numa banal automotora em que o “troque-troque” das carruagens da véspera era substituído por uma balançar alucinante. Interrogavamo-nos mesmo se os túneis teriam largura suficiente para tolerar tamanha oscilação.

Confesso que estava erradamente convencido que a Linha do Tua tinha sofrido o mesmo destino de tantas outras linhas menores. Esta evocação vem a propósito do recente acidente. Espero que este trágico acontecimento não sirva de ponto final na utilização do troço mas que venha antes chamar a atenção para o potencial duma das zonas mais espectaculares do país e onde só uma agreste linha de comboio consegue penetrar por entre aqueles imponentes penhascos.

Foto extraída de www.transportes-xxi.net

Sem comentários: