16 novembro 2005

Contos Proibidos

Num país em que o passado dos políticos é tão escrutinado que até se descobre o escândalo de uma “sisazita” que não foi paga há uma dúzia de anos, é assustador o silêncio de ontem e de hoje sobre este livro de Rui Mateus de 1996: “Contos Proíbidos – Memórias de um PS Desconhecido”.

Obviamente que é um livro a ler com prudência. Foi escrito por alguém ressabiado, abandonado e atirado pela janela fora pelos seus companheiros de estrada.

No entanto, tem demasiadas referências factuais para poder ser rejeitado em bloco. E o que Rui Mateus escreve é arrasador para Mário Soares e para uma certa forma de ser “profissional da política”. Neste momento em que Mário Soares reaparece e se apresenta como providencial salvador da pátria, seria muito interessante que a nossa comumicação social, tão ávida de “escândalos”, como o da famosa sisa de Miguel Cadilhe, pegasse no documento, o trouxesse a público e ajudasse os portugueses a entender quem é e quem foi esta personalidade. Quais as suas motivações e o fundo das suas acções. Em resumo, que ajudassse a acabar com este mito terceiro-mundista.

1 comentário:

Anónimo disse...

.... as minhas palmas,de parabens Carlos!
Opinião mais certa não poderia haver!!