08 novembro 2005

E já não sonham mais...

Eu sei bem que, rua de Belleville,
Nada é feito para mim
Mas estou numa bela cidade
Já é qualquer coisa
Tão longe dos meus antílopes
Eu caminho baixo
Caminhar numa cidade da Europa
Já é qualquer coisa

E sonho
Que Sudão, meu país, de súbito se ergue
Sonhar, já é qualquer coisa

Há um saco de plástico verde
No extremo do meu braço
No meu saco verde há ar
Já é qualquer coisa
Quando danço ao caminhar
Neste “djelaba”
Faço sorrir os transeuntes
Já é qualquer coisa

E sonho
Que Sudão, meu país, de súbito se ergue
Sonhar, já é qualquer coisa

Por querer a bela música
Sudão, meu Sudão
Por um ar democrático
Partem-te os dentes
Por querer a palavra falada
Sudão, meu Sudão
O da palavra trocada
Partem-te os dentes

Estou sentado rua de Belleville
No meio da multidão
E o tempo hemofílico
Corre

E sonho
Que Sudão, meu país, de súbito se ergue
Sonhar, já é qualquer coisa


Alain Souchon
Canção "C’est déjà ça"
Álbum "C'est déjà ça"
1993

em tradução livre...

3 comentários:

Titá disse...

Sonhar é tudo!
"E quando um homem sonha, o mundo pula e avança...."

Anónimo disse...

Sonhar é bom,mas devemos sonhar apenas o que podemos concretizar...
Mas... como todos os sonhos podem concretizar-se,sonhemos............

Carlos Sampaio disse...

Nota de interpretação:

A expressão forte do texto de Alain Souchon não é o “sonhar” mas sim o “c’est déjà ça” que eu traduzi, bem ou mal, por "já é qualquer coisa". Um qualquer coisa de muito pouca coisa. A ser lido em introdução ao texto seguinte “Crónica de uma fractura”