06 março 2015

O carro


Numa daquelas avaliações sempre subjectivas, o automóvel é um sério candidato ao título de produto industrial socialmente mais marcante do século XX. No XXI, para já, os louros vão para o smartphone.

Reportando-me aos anos 80, a década em que comecei a trabalhar (e a poder pedir na bomba de gasolina, com autoridade: “Cheio!”), “ter carro” era um equivalente e condição de autonomia. Aparentemente nos tempos actuais o “ter carro” já não é tão significativo. A nova geração “viaja e socializa” muito sem sair do quarto. É um fenómeno que está a ser estudado pelos grandes fabricantes, tentando tornar os seus produtos mais apelativos e mais “necessários” às novas gerações.

Neste contexto as “brincadeiras” dos veículos autónomos da Google (aparentemente só pensou na funcionalidade) e da Apple (aparentemente a pensar mais no design) podem constituir uma ameaça enorme para os fabricantes tradicionais. Da mesma forma como a Nokia “morreu” com a chegada dos smartphones, pode acontecer algo idêntico por aqui?

São contextos muito diferentes, mas quando a Mercedes afirma não ter medo dessa nova concorrência, poderá estar a dizê-lo com convicção, mas revela analisar o assunto.

Agora… coisa prática… pode ser super cómodo andar numa espécie de Google car a tweetar e a likar, com a máquina a avisar-nos das lojas e serviços que nos podem interessar ali ao dobrar de cada esquina; pode ser super cool ter uma espécie de i car, mas não acredito que nenhum deles dê o prazer de conduzir do meu Uno 45s fire. Tinha apenas 45 cavalos e não avisava de mais nada senão de que o depósito estava na reserva, mas era um grande gozo conduzi-lo… ! Outros tempos, outros valores e outros prazeres.

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