20 dezembro 2006

E se fosse a refazer...

Está quase a cumprir-se um ano, dia por dia, de um acontecimento que me virou a vida. Foi-me colocada uma questão que tinha duas respostas possíveis. Uma de continuidade, materialmente cómoda e intelectualmente insuportável e outra, complementar, de ruptura. Escolhi a segunda...

Após 3 meses de discussão, negociação e transição, iniciei um período de 6 meses, durante os quais não entrou um único euro na minha conta bancária. Controlei cada cêntimo que saía; cada litro de combustível consumido, cada minuto de telemóvel e cada compra de supermercado. Um custo que nunca questionei foi a assinatura ADSL que me permitiu comunicar, ler o mundo e publicar estas Glosas. Aperfeiçoei a culinária. Escrevi, li e aprendi coisas em atraso, mas sem nunca ficar em dia. Um dia por semana viajei a cantos e esquinas, enriquecendo o meu mapa mental de caminhos e a minha biblioteca fotográfica. Tive tempo inesgotável e disciplina para o usar. Semana após semana, mantive o ritmo dos contactos, reforçando os já feitos, acrescentando outro canal ou inventando outra iniciativa. Vivi uma Primavera de floração incerta com uma ponta de ansiedade e alguma insegurança mas sempre provando cada dia.

No último mês e pico, em que já tinha data para a retoma do fluxo dos euros, comprei a Transalp. Uma excentricidade em jeito de compensação das restrições anteriores. Nesse período, entre Minho, Gerês e Douro, foram 3500 km’s de cores, ventos, calores e cheiros. E foram também uns polegares quase abertos de acelerar e travar os 53 cv.

O ano completa-se por 3 meses baseado no outro lado do Mediterrâneo de gentes e costumes tão diferentes e tão próximos. E, claramente, enriquecedor. E, como dizia o poeta, “E se fosse a refazer, eu refaria esse caminho!”.

7 comentários:

Anónimo disse...

Decisões corajosas (deu para entender).
Vou acompanhando, deste para esse lado.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Sempre tomaste as decisões que te pareceram as mais assertivas. É sempre bom ouvir alguém dizer que, se voltasse atrás, faria exactamente o mesmo, sabendo que as opções tomadas, em determinado momento, implicavam mudanças consideráveis. Como te entendo...!!

Anónimo disse...

É bom fechar o ano de alma lavada. Faz-me lembrar o meu de há 3 anos atrás.
Em vez da Transalp comprei a Africa Twin!
Um abraço com muita admiração,
Ricardo

Carlos Sampaio disse...

Caro FJR
Grande surpresa!
Fico à sua espera do lado Sul...

Ricardo
Com que então uma Africa Twin? Acho que me ganhaste em 100 cm3!
Quando eu estiver do lado de cá e mais ameno, comparamos melhor.

bettips disse...

Uma felicidade ler-te! Fica BEM, colega das palavras/fotos. O que vês tb nos enriquece a nós! Abç

Anónimo disse...

Parece "budismo".
Será?

M. disse...

Parabéns pela coragem.