27 dezembro 2006

Já chega de rotundas

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Nacional de Municípios dizia em entrevista recente à comunicação social que já tinha feito muitas rotundas. Com orgulho precisava que em Viseu, numa estrada de quatro quilómetros, existiam seis rotundas!

Feitas as rotundas, acrescentava que os autarcas estão disponíveis para passar a outro tipo de intervenção como a gestão directa de áreas do ensino e da saúde. Isto, em teoria, até poderia fazer sentido, mas se pensarmos um pouco nos padrões frequentes de contratação e gestão dos recursos humanos municipais, desde a pequena Câmara do interior à volta da qual tudo gira, até à mastodôntica Câmara de Lisboa, vejo com bastante preocupação os autarcas a, por exemplo, seleccionarem professores.

É que o computador pode ser cego a muitos factores mas ao menos tem critérios objectivos, bem definidos, estáveis e facilmente verificáveis.

Uma sugestão, e para não ser redutor à partida, seria submeter os municípios a uma auditoria especializada e independente da gestão dos seus recursos humanos. Como foram contratados, qual o seu enquadramento e produtividade. Só aqueles que passassem nesse exame e demonstrassem seleccionar pelo mérito e terem quadros de pessoal de dimensão ajustada é que poderiam receber mais competências. Vai uma aposta para a taxa de sucesso?

2 comentários:

Maria Manuel disse...

«...os autarcas estão disponíveis para passar a outro tipo de intervenção como a gestão directa de áreas do ensino e da saúde».

Se tal acontecer, serão construídas novas rotundas... circulares de familiares, compadrio, nepotismo, amiguice, gajo porreirice... unidos e fechados nos círculos da pequena/grande corrupção!

Oxalá haja o bom senso de fazer ouvidos moucos a esta oferta descarada!

Titá disse...

Que o Novo Ano vos traga ...
cor, calor, alegria, magia, energia, felicidade, simpatia, paz, saúde, amizade, amor, sentimentos, emoções, agitações, lágrimas e canções...tostões
Que cada dia de 2007 vos faça ...
sentir, sorrir, sonhar, imaginar , acreditar e Viver com toda a intensidade que merecem.
Aprendam, sintam, reagam, lutem pelo melhor,acreditem!
Que seja um Ano de...
paz, tolerância, compreensão, conforto, justiça e Amor
Que estes números mágicos... 2007 nos unam cada vez mais e intensifiquem a amizade que nos une e a cumplicidade que nos caracteriza. Sejam felizes e façam felizes alguém... todos os dias e por favor, cheguem ao fim do ano e digam: Caramba, Valeu a pena!!!!
Desejo-vos o melhor ano de sempre, durante o qual alcancem os vossos melhores e mais secretos sonhos e que realizem e concretizem os melhores objectivos.
Beijinhos
BOM ANO!!!!!!!