Segundo noticia o “The New York Times” de 16.02.2006, a empresa chinesa Lifan procura comprar uma fábrica de motores de automóveis de alta tecnologia em Campo Alegre no Brasil, desmontá-la e montá-la de novo na China. A fábrica brasileira em questão é fruto de uma associação da BMW com a Chrysler e que, estrategicamente, ficou órfã após a fusão da Chrysler com Daimler (Mercedes).
Até agora os chineses não conseguiram desenvolver localmente motores eficientes e fiáveis e isso tem limitado a sua capacidade para exportar automóveis para mercados mais sofisticados como a Europa e os USA . Por isso ponderam a compra desta fábrica que, entre outros, produz os motores que equipam o Mini Cooper S.
A Lifan, propriedade do Sr Yin Mingshan, consegue fabricar pequenos automóveis familiares que com estofos de couro, airbags, sistema de reprodução de DVD e etc. custam cerca de 8000 Euros. Um operário na Lifan ganha menos de 85 Euros/mês. Acrescenta o Sr Yin Mingshan que, "enquanto nos USA um operário trabalha 8 horas por dia e 5 dias por semana, na China os operários trabalham 16 horas por dia e 7 dias por semana".
Diferenças culturais ... !
O que eu aposto é que com os automóveis não será igual aos têxteis e aos televisores.
Até agora os chineses não conseguiram desenvolver localmente motores eficientes e fiáveis e isso tem limitado a sua capacidade para exportar automóveis para mercados mais sofisticados como a Europa e os USA . Por isso ponderam a compra desta fábrica que, entre outros, produz os motores que equipam o Mini Cooper S.
A Lifan, propriedade do Sr Yin Mingshan, consegue fabricar pequenos automóveis familiares que com estofos de couro, airbags, sistema de reprodução de DVD e etc. custam cerca de 8000 Euros. Um operário na Lifan ganha menos de 85 Euros/mês. Acrescenta o Sr Yin Mingshan que, "enquanto nos USA um operário trabalha 8 horas por dia e 5 dias por semana, na China os operários trabalham 16 horas por dia e 7 dias por semana".
Diferenças culturais ... !
O que eu aposto é que com os automóveis não será igual aos têxteis e aos televisores.
2 comentários:
Vai ser diferente? Porquê ?
Porquê?
Porque a indústria textil desaparecer de Portugal é uma inevitabilidade.. e a indústria automóvel desaparecer da Alemanha é uma impossibilidade!
(para alguma coisa estão lá os políticos...)
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