01 fevereiro 2006

Eles levam tudo…

Era o que nos faltava! Depois de nos levarem os têxteis, as confecções e outras coisas mais, os chineses querem levar-nos agora o mérito de Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães (Colombo nem vale a pena referir, porque é uma história mal contada).

Segundo o muito respeitável “The Economist” de 14 de Janeiro noticia, um mapa chinês, potencialmente de 1418, de um navegador chamado Zheng He, mostra o mundo todinho e redondinho muito antes do nosso Infante D. Henrique ter organizado uma das primeiras empresas científicas da humanidade. Sim, porque as descobertas portuguesas não são fruto de um acaso ou de uma expedição venturosa. Foram muito cientificamente sistematizadas. Ir, recolher informação, regressar, estudar e voltar a partir para ir mais longe.

Na minha modesta opinião, a reprodução do mapa que aparece na revista parece ter mundo a mais para poder ter sido descoberto por um só navegador.

Veremos o que se conclui sobre o mesmo. Se até agora as descobertas portuguesas tinham uma pequena página na história da humanidade fora de Portugal, depois disto correm o risco de desaparecer mesmo.

Isto, a ser verdade, trará mais prejuízo para o país do que o encerramento da Autoeuropa…

Sem comentários: