15 fevereiro 2006

Ajuda humanitária

A ajuda humanitária é uma causa nobre que deve ser regida com ética e rigor irrepreensíveis. É absolutamente inaceitável utilizar o pretexto da ajuda aos pobres em proveito próprio.

Recentemente vi na televisão o anúncio da partida de Lagoa de 3 ou 4 veículos todo-o-terreno, todos catitas, que iam atravessar África para levar umas esferográficas e umas coisitas mais para escolas da Guiné Bissau. O “jornalista” foi incapaz de perguntar o porquê daquele disparate de ir por terra. Qual a percentagem do valor do material a ser entregue no custo total da operação? Quanto custaria fazer chegar o material por via marítima, ou até mesmo por via aérea?

Aqueles senhores foram fazer uma espécie de “Lisboa-Dacar” à custa das crianças pobres da Guiné. Uns verdadeiros heróis altruístas. É completamente revoltante e estranho que não seja desmascarado. Que seja apresentado como um “bom exemplo” num telejornal.

Mais do que este caso que de tão despropositado não deixa margem para dúvidas, também se ouvem com frequência histórias de ONG’s que gastam 90% da sua receita em despesas de funcionamento. Não pode ser! É imoral!

Sem comentários: