30 outubro 2005

EUA no século 21 – a caminho da secessão?

Foi curioso, após conhecido o resultado das últimas eleições nos EUA, comparar a semelhança dos mapas dos estados republicanos x democratas com a divisão de estados na guerra civil Americana. De facto, parece permanecer bem marcada uma clivagem entre duas “culturas”, uma democrata e progressista no nordeste e na Califórnia e outra republicana e conservadora no centro e no sudoeste. Mas há outros sinais, noutros campos.

A administração Bush não quer promulgar Quioto. No entanto, nove estados da costa leste decidem, voluntariamente, implementar medidas de redução das emissões de CO2.

A Administração Bush propõe nova regulamentação sobre taxas de combustíveis para automóveis em função do consumo. O objectivo é melhorar a eficiência do parque automóvel. Mas, dentro dos 10 automóveis mais económicos vendidos nos USA, que com os ex-equo ficam em 16, há apenas dois de marcas americanas. A legislação é desenhada para beneficiar os grandes SUV’s e pickups dos construtores americanos Ford e GM, cada vez a perderem mais quota de mercado, a piorarem os seus resultados e com mais dificuldades em refinanciar a sua dívida. A proposta entra em conflito com as regulamentações da Califórnia, mais exigentes. E alguns estados do nordeste prevêem seguir a Califórnia, desafiando a administração central...

Sem comentários: