11 outubro 2005

E ainda música, e ainda Brel



A referência da semana passada a J. Brel, fez-me ir consultar, uma vez mais, o livrinho que veio com a minha caixa de CDs da sua obra completa. E cito, em tradução livre, sem quase nada acrescentar, excepto uma referência à extraordinária beleza de LE BON DIEU.

[...]
Brel abandona-nos definitivamente, parece. Ele mostrará, no entanto, L’HOMME DE LA MANCHA, alguns meses mais tarde, onde LA QUETE, parece resumir toda a sua vida. Mas brevemente saberemos pelas revistas indiscretas que ele partiu para se perder entre o céu e a água nas ilhas do sol. Rumores de doença, imprecisos e mal desmentidos, correm. Várias vezes se anuncia a sua morte. Depois o silêncio acabará por cair sobre esta agitação e, pouco a pouco, as notícias são cada vez mais raras.

[...]
E depois, no Outono de 77, a notícia cai, sem que se saiba muito bem se se pode acreditar mesmo nela, as decepções após as esperanças muito vivas são as mais dolorosas: Jacques Brel está em estúdio a gravar um novo disco.
Raramente um acontecimento discográfico foi tão aguardado. Um milhão de pré-encomendas [...] As pessoas fazem fila na rua como para comprar pão em tempo de guerra. Algumas discotecas afixam mesmo na montra “Brel esgotado”, quando o álbum ainda não sequer saiu. E, brevemente, em centenas de milhares de pratos, um disco de vinil negro, pejado de palavras que entopem a garganta. Uma voz vinda de tão longe (no sentido tanto geográfico como humano), que subitamente nos pede contas sobre a morte JAURES, nos fala da de JOJO e do insuportável sofrimento de VOIR UN AMI PLEURER ou um casal acabar em cinzas (ORLY) [...]

Um disco em que se sente a cada instante a urgência de arrancar ainda algumas palavras à morte que avança, antes se sair do jogo “por decisão do árbitro” (VIEILLIR).

Um disco, enfim, após o qual um homem só se pode calar. Definitivamente. Depois de ter parado com uma palavra as lágrimas daqueles que, daí em diante, deverão aprender a seguir de pé sem ele.

“Veux-tu que je te dise
Gémir n’est pas de mise
Aux Marquises"


* foto da capa do albúm "Les Marquises"
Continua...

Sem comentários: