24 maio 2018

Tudo legal

Pode um ministro ter uma participação numa empresa? Legalmente, sim. Pode ser gestor de uma empresa privada? Legalmente, não. Portanto, se Pedro Siza Vieira tem uma quota numa empresa e, atualmente, não é gestor da mesma, está legal, certo?

Vamos desvalorizar a (i)legalidade de durante algum tempo ter sido simultaneamente ministro e gestor. Algum tribunal se pronunciará sobre o assunto.

Constituir uma empresa com a mulher na véspera de tomar posse é algo estranho. Posteriormente deixar de a gerir pode significar ficar de acordo com a formalidade, mas é ignorar a moralidade. Passou a gestão a ser assegurada pela senhora, ele nada tem a ver com esses negócios, grandes ou pequenos, e está “tudo bem”? Não, não está tudo bem, atendendo até ao objeto social da empresa.

Ao mesmo tempo um primeiro ministro fala contra a pressão imobiliária e a expulsão dos idosos dos centros históricos da cidade, numa base do “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”. Pode estar tudo legal, mas depois não estranhem quando a coisa começar a Trumpalhar.

Sem comentários: