15 maio 2018

Crimes na Palestina


Sim, a transferência da Embaixada dos EUA para Jerusalém não foi uma decisão razoável. Sim, Trump deveria ter mantido um maior distanciamento face ao que por ali se passa, sem tomar uma posição tão alinhada com Israel. Sim a solução definitiva e sustentável para o problema só pode vir da negociação, sim, mas…se por estes dias estão a cair mortos dezenas de palestinianos, a culpa principal não é de Trump, nem sequer da (re)ação de Israel.

Imaginemos que houve um problema grave na central de Almaraz, ignorado por Espanha e aparecem, eventualmente cheios de razão, uns 20 mil portugueses excitados às portas da mesma, a forçar a entrada a todo o custo, com o objetivo de partir aquilo tudo. Imaginem as consequências e … de quem seria a culpa?

O principal responsável pelas mortes destes palestinianos é quem os incita a avançarem para a fronteira de Israel. Os israelitas não são meigos a responder, mas que poderiam fazer, deixá-los entrar? Assim, temos mortos e feridos engrossando a lista dos famosos mártires, tema sensível para as “opiniões públicas”. A “martirofilia” faz parte daquela cultura e aproveito para me interrogar sobre quando e como poderá haver uma solução negociada, quando o Hamas nem sequer se entende com a Fatah, de palestiniano para palestiniano. Veremos… mas que Mr Trump não está a ajudar, não está.


Foto Luca Piergiovanni/EPA

Sem comentários: