31 janeiro 2018

Bola preta


Parece que metade do país entrou em estado de choque porque a maldosa justiça entrou, e ao que parece a ferir, no futebol profissional, aquele negócio espetáculo a que se chama desporto, com bastante distorção.

Alguém minimamente atento ao que se passa neste mundo, estranha existir por ali jogo sujo e dinheiros com caminhos enviesados, não me estando a referir exclusivamente a Portugal? Será assim tão surpreendente que um dia apareça alguma porcaria à superfície, deste meio tão pouco recomendável? Só para quem andar ou quiser andar distraído.

Por essas e por outras, recomendaria a prudência que quem tem uma imagem pública a defender, guardasse alguma distancia destes ambientes. Por outro lado, não há crimes ridículos. Há leis genéricas, tão claras quanto possível, que enquadram e tipificam crimes e penas, com pesos previamente definidos. A justiça limita-se a aplicar essas leis, sendo terceiro mundismo vê-las em geometria variável, conforme os protagonistas ou o impacto internacional do caso.

Nesta borrasca, andam chocados, para lá dos distraídos genuínos, os tribalistas que não se conformam com verem afetados os da sua simpatia. É muito perigoso argumentar por aí, levaria à impunidade global. Enquanto o último ladrão estiver impune, é imoral condenar os que são apanhados??

Sem comentários: