05 julho 2014

Respeito aos símbolos

A história do processo da bandeira enforcada dá que pensar. Não conheço em detalhe a legislação, mas concordo com o princípio de que devem existir leis e estas serem cumpridas. No entanto, isto de levar a tribunal estes desrespeitos simbólicos é típico de regimes autoritários inseguros. E, já agora, o pessoal que nos estádios usa a bandeira como rodilha, avental ou sei lá que mais, também não estará para lá dos limites legais?

Acredito ainda que há uma coisa chamada “respeito”, que é um valor civilizacional superior a decretos e despachos. Por exemplo, no último 10 de Junho foi-se muito para lá desse limite e gostava de ver a reacção de Mário Nogueira se/quando um dia for assim apupado num seu discurso.

Tão importante como se a bandeira pode ser dobrada ou amarfanhada é a relação de respeito mútuo que deve existir entre os vários actores públicos e especialmente os institucionais. Quando ouvimos alguns discursos dos nossos políticos, agressivos, descaradamente hipócritas e francamente deseducados, muitas vezes em lugares a merecer o maior respeito como a Assembleia da República, não me ficam dúvidas de que eles estão a “amarfanhar” seriamente as nossas instituições. Não peço que sejam levados a tribunal como o estudante de belas artes; apenas que tenham consciência do mal que fazem e tentem civilizar-se.

Nota: poderei ter problemas um dia por publicar esta foto de uma bandeira rota!?

Sem comentários: