09 janeiro 2011

Grande


Ainda há pouco tempo se filosofava sobre o futuro, a tecnologia, as tendências e a forma final que teriam os livros electrónicos. Sabia-se que estavam ali à esquina, com um potencial enorme, mas não se sabia quando nem como a explosão se daria. Os equipamentos existentes desse género eram “aquela coisa” que se agarrava, vira e revirava com o nariz torcido e alguma desconfiança dizendo: - É isto !?
O espaço entre o PC portátil e o telemóvel continuava virgem de sucesso apesar de várias tentativas de incursão de gente com pergaminhos. Foi então que a Apple, que tem algum jeito para acertar naquilo que as pessoas gostam e querem, atirou cá para fora o IPad. Tecnologicamente não era nenhuma revolução; os críticos até diziam que não passava de um IPhone grande que não fazia chamadas. Pois é. Só que é uma coisa em que se pega e que fica agarrada às mãos. Hoje já não há media que se preze que não apresente a sua versão electrónica para IPad e ele é considerado a mais séria ameaça ao longo reinado do livro em papel.
Steve Jobs foi considerado o homem do ano pelo Finantial Times e nem sei por quê. Limitou-se a produzir um IPhone grande e caro que não faz chamadas. Outros e a Micrsoft estão a tentar recuperar, partindo com várias voltas de atraso, sem entenderem como estiveram 10 anos sem conseguir acertar. Não gosto da Microsoft. Com um bocadinho de exagero, diria que tiveram uma grande sorte com um pecado original da IBM e que nunca inventaram nada de especial e muito menos de genial. Estou a escrever num PC novo com poucas semanas. Têm o Windows 7, estou a usar pela primeira vez o Office 2007 e a primeira sensação “isto é deprimente!”. Se nunca o entenderem continuarão sempre com várias voltas de atraso.
(e, a propósito, se alguén souber porque o Word 2007 não faz copy - paste directo para o editor do Blogger, eu agradeço a informação ...)
Foto do Site da Apple

3 comentários:

Anónimo disse...

Ia dizer que estavas errado, mas dei-me conta que utilizo o Word 2010, que faz "copy/paste" com excepção das "pictures".
(Com este português... até parece que vim da Bélgica!)
Aquele abraço.
Zé SC

Carlos Sampaio disse...

Bom..

Se achas que a solução é passar para o 2010...

Cheira-me é que os 64 bits deste W7 ainda estão verdes. É certo que os 64 bits do Alpha da Digital se não têm 20 anos, não devem estar longe, mas a Microsoft ainda há-de um dia lá chegar... oxalá.

Anónimo disse...

Já trabalho com o W7 64-bits desde o lançamento da versão beta e nunca tive problemas. Estou com vontade de reinstalar o Word 2007 para verificar... vou pensar nisso!!!
Até um dia destes.
Zé SC