26 maio 2007

Oposição

Tenho esperança de um dia conseguir aplaudir um líder da oposição em Portugal. Será no dia em que ele reconhecer honestamente que parte do que o governo fez, fez bem e explique com consistência aquilo que ele próprio faria diferente e melhor.

Não sei bem se é por pressão das próprias estruturas internas que ficam sempre bastante nervosas quando estão fora do poder, mas o que é certo é que a estratégia do “bota abaixo” generalizado seguramente não rende créditos aos eleitores que votam sem clubite e decidem o resultado das eleições.

Será que um líder da oposição está mais preocupado com a sua própria sobrevivência e acha que é pecado capital concordar com o governo e reconhecer que no seu lugar faria o mesmo? Não sei. O que sei é que eu, e creio que muitos mais, já não temos mais pachorra para discursos demagógicos baratos.

Portugal tem um crescimento acima da média europeia? O governo aplaude e a oposição assobia para o lado! O desemprego aumenta? A oposição aproveita satisfeita ter um argumento para se opor e o governo assobia para o lado.

E, se em vez de estes primarismos populistas, se procurarasse descodificar honestamente estes sinais? Que podem até nem ser contraditórios. Que o aumento do desemprego pode ser uma fase dolorosa, mas necessária, no processo de crescimento. Que os dois indicadores não costumam estar em fase e que, frequentemente, o aumento do emprego vem atrasado em relação ao crescimento económico.

Que o importante é saber se o crescimento é sustentado e, ao mesmo tempo, reconhecer que necessitamos de crescer muito mais depressa do que a média europeia para convergirmos de forma significativa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida...!

Mas o que me deixa mais preocupado, é o período de "ditadura" da incompetência que estamos a viver, e ver toda a gente de ..."ombros encolhidos"!

Um abraço,

AMP

Carlos Sampaio disse...

Caro AMP

Ditadura? Também achas que o governo deve recuar a cada cartaz da CGTP?
Incompetentes? É malhar!!!
Sinceramente, não acho que estejamos bem, mas acho claro que existe uma tendência positiva nas atitudes, que é por onde tudo começa.