30 outubro 2006

Questão de género - parte I

Notícia/comentário do jornal Argelino “Liberté “de 29.10.2006

Há alguns meses, o ministério da Justiça suprimiu completamente a obrigação dos funcionários do registo civil e notários exigirem, segundo o artigo 7 do código de família, um certificado de virgindade da futura esposa. No entanto, em certas regiões da Argélia, nomeadamente no interior do país, continua a ser exigido esse documento, enquanto o artigo 7bis exige unicamente o apresentação de um documento médico, com menos de três meses, certificando que os noivos não sofrem de nenhuma “doença ou outro factor que represente um perigo para o casamento”. A menos que certos funcionários do registo civil trabalhem segundo as leis de outra República”.


Complemento vindo do outro lado do mundo:

"Se colocarem carne na rua ou num jardim sem a cobrirem e os gatos a comerem, de quem é a culpa: dos gatos ou da carne exposta? Da carne exposta, eis o problema!"
Palavras recentes de um mufti (jurista islâmico, reconhecido como autoridade para interpretar o Corão) na Austrália, a propósito das mulheres se apresentarem na rua não completamente cobertas. Provocou um vendaval de reacções mesmo da parte de alguns sectores islâmicos, lamentou que tivesse sido mal interpretado, corre o risco de ser expulso da Austrália, vai tirar férias forçadas durante os meses, etc... mas disse-o do alto da sua autoridade durante um sermão.

2 comentários:

APC disse...

Há muitos anos atrás falava-se por cá de um tal juiz que, sobre um caso de violação de uma rapariga no Algarve, concluia pedagogicamente que as mulheres deveriam saber que o Algarve é a coutada do macho ibérico.
Uma coisa parece-me certa: importa saber por onde andam os animais, sim; e enjaulá-los!

Paulo Torres disse...

Saudacoes amigo
Eu gostaria de ssaber onde eu podeira encontrar na íntegra o artigo "o artigo 7 do código de família, um certificado de virgindade da futura esposa". E gostaria de ler sobre esse artigo para fazer um trabalho. meu email é alwayss2000@hotmail.com voce poderia em ajudar? Obrigado
Um abraço