07 outubro 2006

Falha na concorrência

Face ao que é habitual passar-se em processos de concentração com produtos de capital muito menos intensivo e que viajam facilmente, nunca me passou pela cabeça que a fusão Optimus-TMN pudesse algum dia ser aprovada pela Autoridade da Concorrência (AdC). Apostaria 1 para 20 em como chumbava.

A jogada da Soane que parecia claramente inviável, foi estranhamente aprovada pela AdC. A “sorte” protege os audazes? Como consumidor lamento profundamente a permissão para a fusão da Optimus com a TMN. Se a concorrência com 3 fornecedores já pode estar no limite, com 2 é muitíssimo fácil deixar de existir. Sobretudo com o mercado relativamente maduro e a euforia das telecoms passada. Se mesmo a outrora voraz Vodafone vai desinvestindo dalguns países, quem é vai que investir numa “nova” terceira rede? Vejo-o muito difícil (salvo se chamarem aí uns chineses!).

O facto de a Sonae ser portuguesa, por si só, não traz vantagem nenhuma para o país. Quando a Soane quer comprar a PT é por achar que se trata de um bom negócio para ela. Porque espera ganhar dinheiro com a operação. E pode ganhar com os resultados da PT ao longo do tempo ou revendendo-a a prazo, inteira ou aos pedaços. Como qualquer empresa, não irá colocar o interesse da PT para a economia do país à frente do interesse da PT para a suas próprias contas. O que é importante para o país é o serviço prestado e a regulamentação desse serviço vital. E, aqui, acho que a AdC falhou.

No caso de a operação ter sucesso, veremos também qual o efeito do alto grau de endividamento que resultará desta montagem. Os resultados serão reinvestidos na melhoria dos serviços e no desenvolvimento desta infra-estrutura fundamental do país ou serão usados fundamentalmente para amortizar a enorme dívida? Está também por provar se teremos melhorias na rede fixa e em particular no custo actual do ADSL que é absurdo. E sem concorrência não há evolução!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da tua "verticalidade"!

Muito bem, gostei mesmo!Completamente objectivo e directo!

Agora, deixa ver o que acontece...eheheh

Diafragma disse...

Por acaso discordo da tua opinião, mas gostaria de te ocupar um bocado de espaço para me explicar, pois isto é complicado. Tentando resumir, penso o seguinte:
1) A nossa ADC e o seu patrão são entidades famosas a nível internacional, e de elevadíssima cotação. Sabendo eu isso e não percebendo ABSOLUTAMENTE nada da legislação terrivelmente complexa dessa área, e sabendo ainda que o apertadíssimo crivo da Comissão Europeia aprovou a decisão, custa-me a crer que tenham feito asneira, e até prova em contrário acredito que mais uma vez a ADC tratou dos interesses do consumidor português.
2) A PT, pelo contrário sempre se esteve marimbando para o consumidor português enquanto pôde. Aproveitou a sua posição monopolista e sempre prestou um mau serviço público em TODAS as áreas excepto no móvel.
Mais. Nem sequer soube aproveitar a sua posição dominante para investir nos serviços avançados, e tudo o que fez foi sempre com um atraso incrível em relação ao resto da Europa. A falta de qualidade do serviço telefónico fixo era de pasmar, e ainda hoje acontece numa chamada de Lisboa para Lisboa, PT para PT, recebermos gravações a dizer "lamentamos mas a sua chamada não pode ser estabelecida, fvr tentar mais tarde"!!! Quanto à TV Cabo nem vale a pena falar, é o desastre total.
Cm o aparecimento da TELE 2, da ONI, e da NOVIS, passámos a ter serviços a funcionar. Só para dar um exemplo, eu era cliente da TELEPAC desde que ela arrancou. Um dia, ao fim de mais de 2 anos, recebo um mail deles a dizer que não tinham os meus elementos para facturação, e se não os enviava de imediato cortavam-me a conta. Ainda tenho esse texto. Na hora seguinte mudei para o Clix. Até hoje.
O Sonae, sem dominar o mercado nem ter TODA a rede, arrancou com o "Triple Play", e hoje tenho Internet banda larga, TV via Internet e telefone fixo por cerca de METADE do que pagava à PT. E este mês a Sonae descontou-me 5 Euros na conta por ter estado cerca de uma hora sem TV, o que nem tinha dado conta. Isto é Qualidade de Serviço e preocupação com cliente.

Finalmente, se não for a Sonae a comprar a PT será a Telefónica espanhola. Eu prefiro a Sonae.

Abraço e desculpa o "testamento"!

Carlos Sampaio disse...

Diafragma

Tudo o que dizes só prova a necessidade de haver concorrência a sério.
1) Não conheço a legislação mas já vi processos em que, para produtos industriais que viajam em camião ou comboio, uma quota de mais de 25% ser questionada.
Aqui serão mais de 60%!!! E uma rede móvel não se pode "importar". Aliás, se falarmos em avaliação internacional, alguma imprensa económica já abriu a boca de espanto por esta decisão.
2) Qualquer empresa monopolista "trata mal" os seus consumidores porque sabe que eles não fogem. É intrínseco do negócio e da natureza humana. O serviço fixo é mau e o custo da ADSL da PT um absurdo.
Agora também sabemos quanto o mercado dos móveis beneficiou com a entrada do 3ª operador. Tirar um operador é reverter.

Quanto a ser Sonae, ou Telefónica, ou a France Telecom ou Alemã.. preocupa-me menos. Já temos uma boa galeria de histórias de participações nacionais "nossas" em grandes empresas em que o luso investidor não foi mais do que um veículo para a revender ao "inimigo", castelhano ou não, após um curto tempo.

O importante é o enquadramento e a regulamentação. Aliás, vai uma aposta de quanto tempo demora até a Soane começar a vender a PT às peças, se a OPA tiver sucesso?

E, a propósito, veremos quanto tempo o empresário Américo Amorim manterá a sua lusa participação na Galp.