26 outubro 2006

Sinais dos tempos ?

O NYTimes “on-line” de 25.10.2006 diz:

“A administração Bush está a dar às administrações públicas uma larga autonomia para aumentar o número de escolas públicas de género único, no que é que é largamente considerado ser a mais significativa mudança na política neste tema, desde que uma lei de referência federal proibiu a descriminação sexual na educação há mais de 30 anos.”

O movimento para a separação foi patrocinado por um movimento de mulheres (!?) senadoras, dos dois principais partidos. Um dos argumentos é que, ao que parece, nos meios de baixos recursos, as crianças aprendem melhor quando separadas do sexo oposto.

Acho que há aqui, decididamente, um retrocesso social, não é? A questão é: este tipo de mudança é indutora desse retrocesso ou limita-se a adequar o sistema de ensino ao retrocesso já efectivo?

Questão de galinha e de ovo...?!

1 comentário:

Carlos Sampaio disse...

Gostaria de saber quais os comentários que surgiriam se essas afirmações fossem proferidas para uma escola exclusivamente masculina!!!
Seguramente seria um escândalo nacional e rapidamente declarado inconstitucional!

Quanto a as raparigas terem em média melhores resultados, dois palpites de quem não sabe:
1. Atingem a maturidade mais cedo.
2. O tipo de ensino actual priveligiando a memorização organizada é mais adequado ao género feminino... (mais marrão!) Ai ai ai....

Quando falo de retrocesso social é se será que vamos a caminho de, por falta de educação e civismo, se tornar impossível uma convivência sã e produtiva entre os dois sexos?