Citando a Lusa de ontem: O Governo português enviou um C-130 para o Mediterrâneo para participar no "processo de repatriamento" dos portugueses residentes no Líbano, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Um C-130 já "está na zona" e vai agora andar, "entre Creta e Chipre" a participar no "processo de repatriamento dos portugueses que manifestaram desejo de abandonar o Líbano", afirmou Luís Amado.
Se eu bem entendo não se consegue sair do Líbano de avião nem é fácil por via terrestre. Tem que se sair de barco e o destino mais “à mão” é a ilha de Chipre, mesmo ali em frente. Aliás, ainda me recordo que, nem sei como, quando estava em Limasol, o meu telemóvel “via” uma rede libanesa! Daí, em plena tranquilidade, só entre a Cyprus Airways e a Olympic Airlines, há cerca de 8 voos diários do aeroporto de Lanarca para Atenas. A somar obviamente aos outros destinos regulares e aos inúmeros charters turísticos.
Será menos provável que a ligação por barco chegue a Creta, bastante mais afastada, mas, neste caso, só da Olympic Airlines, existem mais de 6 voos diários de Heraclion para Atenas.
Portanto, para fazer regressar a Portugal quem está em Chipre ou Creta, deveria ser suficiente fazer umas reservas nas carreiras existentes e que operam normalmente. Que vai andar o nosso C-130 a fazer “entre Creta e Chipre”. Foi para lá só para dizer que algo se fez? Pode-me estar a escapar qualquer coisa mas, como contribuinte, gostava de conhecer o relatório final da actividade desenvolvida nesta missão.
Se eu bem entendo não se consegue sair do Líbano de avião nem é fácil por via terrestre. Tem que se sair de barco e o destino mais “à mão” é a ilha de Chipre, mesmo ali em frente. Aliás, ainda me recordo que, nem sei como, quando estava em Limasol, o meu telemóvel “via” uma rede libanesa! Daí, em plena tranquilidade, só entre a Cyprus Airways e a Olympic Airlines, há cerca de 8 voos diários do aeroporto de Lanarca para Atenas. A somar obviamente aos outros destinos regulares e aos inúmeros charters turísticos.
Será menos provável que a ligação por barco chegue a Creta, bastante mais afastada, mas, neste caso, só da Olympic Airlines, existem mais de 6 voos diários de Heraclion para Atenas.
Portanto, para fazer regressar a Portugal quem está em Chipre ou Creta, deveria ser suficiente fazer umas reservas nas carreiras existentes e que operam normalmente. Que vai andar o nosso C-130 a fazer “entre Creta e Chipre”. Foi para lá só para dizer que algo se fez? Pode-me estar a escapar qualquer coisa mas, como contribuinte, gostava de conhecer o relatório final da actividade desenvolvida nesta missão.
Complemento em 21/7
Diz o jornal que o primeiro voo do C-130 chegou a Lisboa com 13 passageiros. Afinal não ficou só entre Creta e Chipre. Fica só a dúvida se não teria sido mais cómodo e mais barato que essas pessoas tivessem voado nas linhas regulares...
Diz o jornal que o primeiro voo do C-130 chegou a Lisboa com 13 passageiros. Afinal não ficou só entre Creta e Chipre. Fica só a dúvida se não teria sido mais cómodo e mais barato que essas pessoas tivessem voado nas linhas regulares...
Foto do C130 extraída do site do EMFA
3 comentários:
Haverá milhares de pessoas que viram e dizeram coisas sobre isto, pena não ter sido nenhuma do ministério respectivo ou deputado da nação.
Congratulo-me com este blog tb. Voltarei.
disseram.... eu vi. (Agora)
Caro Jorge Pereira
Com muito ou pouco impacto, não sei, este texto saíu no Público de 21/7/06 como Carta ao Director.
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