13 julho 2006

Sid Barret

Já antes tinha aquela auréola de “precocemente desaparecido”. Aquele que tanto prometia e pouco concretizou. Sendo, por isso, fácil fantasiar sobre o que “poderia ter sido se”… Agora, que faleceu, por maioria de razão não se poupam elogios.

Talvez tenha sido uma referência importante para os restantes membros do grupo. Se foi inspiração para “Wish You Were Here” e “Shine on You Crazy Diamond”, bem haja. São dois temas fabulosos e já inscritos na História da Música.

O que teriam sido os Pink Floyd se ele se tivesse mantido activo, não sei. O que sei é que a dimensão da obra dos Pink Floyd pós Sid Barret é demasiado grande para poder ser ainda e sempre vista à sombra do “mítico ausente”. Aliás eu gosto muito dessa obra e muito menos do pouco que ouvi dele.

Desculpem-me por isso, se, com o devido o respeito, não sinto a mínima motivação para lhe dar todo esse crédito, como parecer ser de bom tom.

Ainda sobre eu e os Pink Floyd:
Por anos e anos ....

1 comentário:

Thomas Brenner disse...

De fato, Barret é super estimado. Principalmente por causa do "Piper...". O que as pessoas não entendem é que o interprete também é um "produtor de sentido". O "Piper..." é um bom disco devido ao trabalho da banda. As músicas são boas, não simplesmente por terem sido compostas por Barret. A banda fez um exelente trabalho de arranjo em cima dos temas dele. É um mérito do grupo...