20 dezembro 2025

Nuno Rodrigues


Há poucos dias deixou-nos Nuno Rodrigues. Talvez os mais novos apenas o associem à polémica e processo com o plagiador Tony Carreira. Tudo terá começado quando a vedeta proibiu a editora de Nuno Rodrigues de vender “covers” das suas músicas, apesar de tudo ter sido tratado conforme as normas dos direitos de autor. Daí azedou e foram para tribunal pelos 11 “sucessos” que o Tony pouco inspirado copiou…

Não é por isso que o devemos recordar hoje. Para lá de um enorme trabalho de criação, edição e produção de muito da boa música que foi feita em Portugal, acho relevante assinalar a originalidade da “Banda do Casaco”, que ele criou e alimentou com António Avelar Pinho. O grupo foi (e é) um verdadeiro caso sério de música feita em Portugal, ultrapassando estilos e viajando por uma enorme diversidade de mundos musicais, excelentemente acompanhados de músicos, técnicos e interpretes.

Em 2013 a CNM, editora de Nuno Rodrigues, reeditou a discografia remasterizada. Um verdadeiro tesouro, do qual sou um dos felizes proprietários. Vale a pena revisitar, apreciar e valorizar.

“A loucura cura
Quando é tão pura.
E dura toda a vida,
Que só é pouca
Se pouca louca”

Amo Tracinho-te
Contos da Barbearia

Sem comentários: