11 junho 2018

Mamã, sou ministro!!



Já vivi num país onde os veículos oficiais prioritários eram mato no meio da selva da circulação local.

Com maior ou menor escolta, não havia dia em que, e por várias vezes, não tivéssemos que ceder a passagem a pessoas importantes. Até proporcionava um desporto curioso: surfar na aspiração da onda gerada. Passados os prioritários, o pessoal atirava-se para o vazio deixado, tentando assim ultrapassar uma meia dúzia de carros ainda parados. Nunca iam muito longe na onda, porque o espaço era bastante concorrido e rapidamente se viam expulsos do túnel, obrigados a dar a vez a outros competidores.

Uma vez apanhei um grande susto. O meu percurso matinal habitual passava em frente a uma “Residência da Presidência”. Para quem possa conhecer, entre Sidi Fredj e Staoueli (La Bridja) a oeste de Argel. Aconteceu então que do portão da tal residência sai à minha frente um carro preto, seguido do mercedolas. Mantive-me no meu percurso e na minha velocidade quando descubro o segundo carro preto, que deveria fechar a escolta e se tinha atrasado, a fazer sinais de luz e uns senhores lá dentro em gestos frenéticos, pedindo-me (?) para eu sair da frente, coisa que prontamente fiz: “Por quem sois !!!”. Esses carros pretos levam senhores de óculos escuros pouco sorridentes e os dois de trás, por norma, sentados de lado, voltados para o exterior do veículo.

Bom, estas invocações vêm-me a propósito de um sentimento. Acho que cada vez há mais “veículos oficiais prioritários” a passarem por mim na A1. É um sentimento, apenas.

Para os escoltados, questiono quem será assim tão importante e potencialmente em perigo que necessite de batedores na A1? Excluo as equipas de futebol, facilmente identificáveis, que jogam num campeonato de outra desgraça. Para os simples apressados, que ligam o pirilampo e sai da frente, enfim… antes de ser gente importante, toda a gente é cidadão e deve, por norma, cumprir normas iguais para todos. Isso não deveria incluir usar a prerrogativa de “importante” para viajar sistematicamente em excesso de velocidade. Tudo isto é um sentimento.

Sem comentários: