11 agosto 2012

A Europa afoga-se e… ?

Por motivos vários, que não é viável aqui enumerar, a Europa está a empobrecer. Como se o nível da água estivesse a subir ou o chão a afundar-se. Os mais baixos são os primeiros a serem atingidos, mas se nada mudar os que estão mais acima irão ter o mesmo problema, é uma questão de tempo.

Qual a reacção nesta Europa? Os mais baixos (pobres) querem pôr-se às cavalitas dos mais altos (ricos). Estes acham que o problema não é com eles e recusam-se a trazer carga adicional aos ombros. Todos têm razão, no curto prazo … e todos falham. Pôr meia Europa nas costas da Alemanha não resolve nada, mesmo que estes o aceitassem, e também não podemos condená-los assim com tanta veemência por o recusarem.

A resolução do problema passa por entender a razão de fundo da inundação e ajustar a criação de riqueza e a posição da Europa no mundo. Não será fácil, mas se os actores não entendem o contexto muito mais difícil será definir e implementar com sucesso uma solução. Esta gritaria actual de andarem os pequenitos a pedir colo aos grandes e estes a responderam que cresçam e apareçam e, enquanto isso, o nível da água não pára de subir, é suicídio colectivo.

Sem comentários: