28 agosto 2009

Mourinho e Ramadão

O Ramadão é um mês lunar em que os muçulmanos praticam uma série de abstinências entre o nascer e o pòr do sol, que incluem não comer nem beber. Como o calendário é lunar, avança cerca de 10 dias por ano e em 2009 será entre 22 de Agosto e 20 de Setembro, coincidindo com longos e quentes dias.

Mourinho referiu-se a um dos seus jogadores muçulmano, substituído após meia hora de jogo, dizendo que jejuar não seria bom para o seu desempenho, especialmente nesta altura do ano. Alguém racionalmente discorda?

A União das Comunidades e Organizações Muçulmanas de Itália reagiu de imediato, para logo de entrada o mandar calar. Só que Mourinho não disse que o jogador não devia ser muçulmano, apenas que não é fácil jogar futebol de alta competição em jejum e desidratado....

Acrescentou essa associação que “Um jogador [muçulmano] praticante não está debilitado. Sabemos, graças ao instituto de medicina desportiva, que a estabilidade mental e psicológica dá uma vantagem”. Não digo que não, mas quererá isso dizer que os desgraçados que não aguentam, como os 300 casos que já requereram assistência hospitalar na Argélia, são apenas consequência de pouca fé?

Por um lado, ainda bem que assim responderam. Seria pior que reconhecessem que fisiologicamente não é adequado o esforço solicitado em jejum e exigissem que, por “respeito”, todas as competições desportivas envolvendo muçulmanos passassem a ser realizadas exclusivamente após o por do sol.

Sem comentários: