01 setembro 2007

Telemóveis? Não obrigado!

Conheci um alemão (tinha que ser alemão...!) que, para testar e comprovar que não tinha dependências, uma vez por ano, durante um mês inteiro, não fumava, não bebia café, não comia chocolate nem tomava bebidas alcoólicas. Ignoro se a lista de abstinências continuaria por outros campos mais pessoais, mas não é relevante para este caso aqui.

Eu acho que seria engraçado haver, não um mês, mas uma semana sem telemóveis. Obviamente que numa base voluntária, como o dia europeu sem carros, nunca funcionaria. Talvez pudesse acontecer, imaginemos, se houvesse uma ameaça importante que obrigasse todas os operadores a desligarem as suas redes por motivos de segurança.

Antes de sair de casa ou do local de trabalho, será normal pensar “aonde vou”, “que vou fazer”, “que necessito de preparar” e “que devo levar”. Seria normal, mas já não o é. “Não sei que hotel tenho reservado?” – telefono a perguntar! "Não marquei o encontro?” – telefono para marcar; “Não trouxe o relatório?” – telefono a pedir o seu envio por email. Ou seja, as facilidades de comunicação tornam-nos descuidados e desorganizados. Como uns novos ricos que tendo dinheiro para gastar à fartazana, não têm e a mínima preocupação em saber sequer o preço das coisas que compram: “chega sempre para tudo!”.

Uma semana sem telemóveis? Ia ser giro, ia!!!

Sem comentários: