07 setembro 2007

O Petróleo Dourado



Em tempos resolveu chamar-se ao petróleo, ouro negro. Agora, talvez estejamos a caminho de vir a designar o trigo como petróleo dourado, um novo recurso estratégico e escasso. Para a Europa que vê os seus produtores de leite serem ameaçados com multas, caso excedam as suas quotas de produção, parecerá estranho falar em escassez de produtos agro-alimentares de base. No entanto, se olharmos para o resto do mundo, a situação é bem diferente.

Por falta de meios de produção próprios e devido às alterações climatéricas e a outras deficiências estruturais há em vários países, alguns até mesmo ricos em petróleo, sérias dificuldades em disponibilizar às suas populações com regularidade, e a preços decentes, coisas básicas como leite, cereais e batatas!

Por outro lado, o aumento do preço do petróleo negro e o apetite económico e político por fontes alternativas de energia, tem puxado pelos bio-combustíveis que, de alguma forma, são desenvolvidos em detrimento das plantações “daquilo que se come”. Veremos se as actuais tensões no mercado de trigo são meramente conjunturais ou mesmo estruturais. É que, se aumentar o custo dos combustíveis é mau, disparar o preço do pão é dramático. Os impactos sociais são muito diferentes!

Considerando que largas zonas do mundo não são e não se tornarão auto-suficiente a curto prazo e que não é nada pacífico ter uma população mal alimentada, será que não iremos ver barris de petróleo serem trocados por sacos de grãos?

As ideias de Sarkosy de a Europa aumentar a sua produção agrícola, na minha opinião, inscrevem-se direitinho neste contexto.

2 comentários:

Anónimo disse...

god bless us, fica aqui Bush, por favor, livra-nos do Sarkosy!

Carlos Sampaio disse...

Bush vai ficar para a história como uma nódoa.
Sarkosy irá ficar para a história como um dos melhores presidentes franceses. Não que concorde com "tudo" mas tem méritos que já deixaram Chirac e Miterrand a milhas....